quinta-feira, 16 de outubro de 2014

William Booth - Como um oficial pode ser mal-sucedido?



Extraído da revista "Arsenal Salvacionista" - 1/1943,
por cortesia do Centro de Herança Salvacionista.

_______________

Havendo feito esforços dos mais variados para mostrar ao oficial do campo de batalha de que modo ele pode ter sucesso no seu trabalho, veio-me a idéia de que, com a minha vasta experiência, poderia escrever também sobre como ter falta de sucesso. Nenhum dos métodos que vou mencionar é novo, pois foram aplicados por oficiais de campo com surpreeendentes consequências. Mas talvez nem todos os meus camaradas os conheçam; recomendo-os, portanto, e muito àqueles oficiais que estão realmente ansiosos por destruir os Corpos que os seus predecessores edificaram com tanta dedicação e diligência, e que têm o desejo de impedir que almas preciosas, pelas quais Cristo deu a Sua vida, cheguem ao Reino de Deus.

Desejo ainda acrescentar que para alcançar o alvo desejado, não é preciso utilizar todos os métodos dados. Em alguns casos, somente um ou dois dos meios mencionados bastarão para destruir a confiança dos soldados, impedir a cooperação dos mesmos e levantar uma barreira instransponível entre ele e as almas que vivem ao seu redor. Ele fechará melhor o céu, impedindo qualquer derramamento do espírito pentecostal desta maneira:

1. Começa o teu trabalho olhando com desprezo para o Corpo, e cultiva o pensamento de que ele não é digno da tua pessoa. Faze sobre isso comentários com o teu auxiliar - também com alguns dos primeiros soldados que encontrares. Certamente não tardarão a espalhá-los com a maior rapidez entre os camaradas do Corpo.

2. Ao chegares ao Corpo, aproveita a oportunidade para fazer comparações desfavoráveis entre o Corpo que deixaste e o novo, podendo fazer entender claramente que o salão e a moradia do outro eram muito melhores. Poderás levar às alturas os soldados do Corpo de onde vieste e acrescentar o quanto os amavas e como eles simpatizavam contigo. Seria particularmente impressionante se dissesses negligentemente que gostarias de sabes se poderias amar os teus novos camaradas como amaste os antigos...

3. Dize aos teus soldados na primeira ocasião que puderes, que crês em um povo santo e que não se pode esperar grandes coisas se eles não se tranformarem. Talvez possas descobrir qualquer coisa de desfavorável na cidade, no salão, nas finanças do Corpo, para criticar com indignação e assim desanimar os camaradas radicalmente, aniquilando qualquer esperança que eles talvez nutram com a chegada do novo oficial.
4. Procura sugestionar-te que o Corpo teria dado preferência a um oficial do sexo oposto e, por favor, não te esqueças de falar nisso constantemente. Se porventura descobrires que o Corpo tem qualquer predileção por certas reuniões e métodos especiais, abre os teus olhos para que os camaradas saibam que descobriste os seus gostos e que isto é uma prova da fraqueza daqueles que apoiam tais coisas.
5. Se tiveres que substituir um oficial que se tornou querido por todos pelo seu trabalho fiel, evita cuidadosamente mencionar o nome dele - quer em público ou particular. Nunca deixes escapar dos teus lábios qualquer elogio ao seu trabalho e explica com todos os detalhes o que de desfavorável ouviste sobre a atuação ou o caráter dele. Se ele tinha especial interesse por um ramo qualquer do trabalho, por exemplo, pela visitação ou pela obra entre a juventude etc. Então faze saber logo a todos que não pretendes dedicar-te a este serviço e que é inútil fazer tanta fanfarronice a respeito dos oficiais anteriores.
....

Nenhum comentário:

Postar um comentário