terça-feira, 21 de outubro de 2014

Riitta Eliasen - "Em sombras ou em luz".


Em 1986, tive a oportunidade de ir pela primeira vez a Israel com colegas oficiais americanos, entre eles minha cunhada Riitta e seu esposo Sammy. Na foto estamos juntos no Jardim do Getsêmane.

Quando foi Secretária-em-Chefe na Finlândia, Riitta publicou artigos para o Sotahuuto/Krigsropet, que me foram enviados por uma colega do Quartel para que, traduzidos, constem neste meu blog4.

O abaixo foi publicado em conexão com a campanha "Entremos na Presença do Senhor!"/Kom till Herrens Närvaro! (outros artigos-sermões de Riitta serão publicados oportunamente neste blog).



Tenho durante muitos anos vivido em diferentes lugares na América e percebido que muitos cristãos ainda vivem presos ao tempo do Antigo Testamento. Eles acreditam que o caminho para Deus é segundo o sacerdote, como no tempo antigo. Cada dia os sacerdotes apresentavam culto e tentavam ajudar as pessoas a chegarem à presença de Deus.

Muitas coisas têm mudado se pensarmos no Antigo e no Novo Testamento. Ora, a primeira aliança também tinha preceitos  de serviço sagrado, e o seu santuário terrestre (Hebreus 9:1).  Por causa disso nós temos um grande Sumo-Sacerdote, Jesus Cristo, e não precisamos de sacerdotes da mesma forma como no Antigo Testamento. Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem (2 Timóteo 2:5).

Temos agora uma nova aliança fundamentada no sacrifício de Jesus. A primeira aliança é apenas uma sombra da que estava por vir. Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das cousas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem (Hebreus 10:1). Esta nova aliança é maior, pois é baseada em promessa mais forte, de acordo com Hebreus 8:6.

No Antigo Testamento o homem viveu em sombra, hoje vivemos na luz. Nós temos a possibilidade de viver em uma melhor realidade.

Entremos na presença do Senhor! Nós podemos vir com coragem à presença de Deus! No tempo do Antigo Testamento era diferente. Não te chegues para cá... (Êxodo 3:5). Um pecador não podia alcançar um Deus Santo. Só Moisés se chegará ao Senhor; os outros não se chegarão, nem o povo subirá com ele (Êxodo 24:2).

Deus havia dito a Moisés no Monte Sinai: Desce, adverte ao povo que não traspasse o termo até o Senhor para vê-lo, a fim de muitos deles não perecerem (Êxodo 19:21). Existiam regras determinadas para o povo. Se eles ultrapassassem essas regras, seriam condenados.

As muitas regras no Antigo Testamento confirmaram o fato de que as pessoas não podiam aproximar-se do Senhor. Contudo haja a distância de cerca de dois mil côvados entre vós e ela. Não vos chegueis a ela... (Josué 3:4).

Antes era mais seguro ficar longe, hoje é mais seguro ficar perto.

No Antigo Testamento as pessoas viviam em sombras, hoje vivemos na luz. Temos possibilidade de seguir a Jesus. Ele mesmo disse: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário, terá a luz da vida (João 8:12).

Hoje é mais seguro viver perto. Mas muitos não o fazem. João explica a razão pela qual muitos preferem permanecer nas sombras. O julgamento é este: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más (João 3:19).

É melhor viver na luz. Se vivermos nas sombras estamos em condenação. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado
 (1 João 1:7).

Se vivemos na luz de Jesus, temos o perdão para os nossos pecados e nenhuma condenação paira sobre nós.

No tempo do Antigo Testamento os homens viviam nas sombras, hoje vivemos na luz!


¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤ ¤

Um comentário:

  1. Es una bendición para mi, leer el mensaje de mi querida hermana Riitta! Gracias mi cuñado Paulo por compartirlo en el fb...! Muchas bendiciones...y buenas noches..

    Marcus David Hämäläinen

    ResponderExcluir