terça-feira, 7 de outubro de 2014

Barbara Gruer - "Uma mulher discípula em um mundo dos homens"

"GALERIA DE FOTOS ATUAIS DE OFICIAIS (etc) VETERANOS" ENCONTRA-SE 
ABAIXO DESTE ARTIGO.

Os Coronéis David e Barbara Gruer dirigiram o Exército de Salvação no Brasil no período compreendido entre 08 de março de 1991 e 31 de maio de 1999. Como redator do "Brado de Guerra", certa vez solicitei da Sra. Gruer um artigo para publicação no nosso jornal. Ela prontamente aceitou e escreveu este artigo fabuloso que faz com que nós, homens, tiremos o nosso chapéu para as mulheres genuinamente cristãs.
Vamos conferir... e divulgar?


Agradecemos ao Senhor pela confiabilidade, fidelidade e comprometimento das mulheres salvacionistas e cristãs.
Em dias recentes, ao ler a respeito dos eventos relacionados com a história da Páscoa, tenho sido lembrada de que mulheres confiáveis, fiéis e comprometidas têm existido desde o início.

Certa vez li um artigo no qual o autor, Major Jack Getz, dos EUA, diz: "Se lhe pedirem a lista de nomes dos discípulos de Jesus, de quantos nomes você se lembraria? Provavelmente você mencionaria Pedro, Tiago e João, pois cantamos na escola dominical. Você poderia mencionar Judas e talvez, antes de dar um branco, você poderia até lembrar-se do duvidoso Tomé.  Quando pensamos nos discípulos, pensamos em doze homens. No entanto, ao olharmos para as Escrituras, logo descobrimos que Jesus tinha centenas de discípulos - tanto homens quanto mulheres - além desses doze discípulos originais."

O que é um discípulo? O dicionário define um discípulo como um seguidor, alguém que crê em um mestre e em seus ensinamentos. É claro que, sendo assim, o Senhor tinha muitos que O seguiam por crerem nEle e na Sua mensagem.

A Bíblia nos conta que as mulheres que seguiam a Jesus eram práticas, tomando sobre si a tarefa de apoiar com seus próprios recursos financeiros a Jesus e aos doze discípulos. Em Lucas 8:1-3 lemos: "Aconteceu depois disto que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana, e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens."

Não me é possível ler nos evangelhos os relatos dos dias finais de nosso Senhor antes de Sua crucificação sem ficar impressionada com o comprometimento das mulheres que eram contadas entre os Seus seguidores.

O Major Getz em seu artigo menciona três qualidades de discipulado que essas mulheres demonstravam - maturidade, caráter e amor. Existem outras qualidades evidentes nos evangelhos, mas quero olhar para essas três e sugerir que poderiam servir de padrão para as pessoas ativas não só nos nossos departamentos femininos mas realmente para qualquer um, homem ou mulher, que deseje ser um seguidor do maior Mestre que o mundo já conheceu.


MATURIDADE

Essas mulheres eram maduras. Lucas 24:1-12 nos conta que Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, e outras, acordaram muito cedo no primeiro dia da semana, logo que permitido após o sábado, porque sabiam que havia algo que precisava ser feito. Elas iam ao túmulo ungir o corpo de Jesus. Essa seria uma tarefa difícil e desagradável em qualquer circunstância. O corpo teria começado a decompor-se e elas se lembrariam da recente ressurreição de Lázaro e do odor que vinha do seu túmulo.

Entretanto, porque eram mulheres maduras, fizeram o que precisava ser feito. Apesar de toda a sua tristeza e desapontamento por tudo o que havia acontecido com seu Mestre, apesar de suas inclinações naturais de deixar uma tarefa tão desagradável para outros fazerem - mesmo sabendo talvez que outros poderiam fazer objeção se soubessem que elas intencionavam entrar no túmulo - elas simplesmente levantaram-se cedo pela manhã e saíram para a sua missão.

CARÁTER

Essas mulheres que acompanhavam Jesus eram mulheres de caráter. Era alta madrugada quando se aproximaram do túmulo, mas não haviam pensado em pedir a ajuda de alguns homens mais fortes na tarefa de remover a pesada pedra. Estavam sozinhas com seus próprios temores, tristezas e inseguranças, mas de alguma forma em seus corações tinham a certeza de que poderiam fazer o que precisava ser feito.

Não haveria reportagem de sua ação corajosa em nenhum jornal e ninguém lhes agradeceria pelo que estavam prestes a fazer. Já foi dito que "caráter é o que você faz quando ninguém está por perto para ver". Elas não tinham meio de saber que 2.000 anos mais tarde o seu ato de coragem ainda faria parte da maior história que já foi contada.

Nosso caráter, ou a falta dele, é demonstrado diariamente pela maneira que vivemos e como lidamos com os assuntos rotineiros do dia-a-dia. Essas mulheres demonstravam o seu caráter por suas ações escondidas de amor. Elas cumpriram sua responsabilidade sem pensar em recompensa ou reconhecimento. Para elas era suficiente serem contadas entre os que seguiam a Jesus, estando entre os Seus discípulos.

AMOR

A terceira qualidade de discipulado demonstrada pelas mulheres na historia do evangelho era o seu amor. Nunca poderiam esquecer-se das palavras de Jesus encontradas em João 13:34 e 35: "Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim com eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros."

Como os homens que O acompanhavam, elas também deixaram tudo para seguir a Jesus. A sua única motivação era o amor pelo Mestre. Elas permaneceram com Jesus durante os dias de Sua popularidade, durante os dias perigosos quando os homens se voltaram contra Ele e mesmo no Calvário. Marcos 15:40 e 41 diz: "Estavam também ali algumas mulheres, observando de longe; entre elas, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé; as quais, quando Jesus estava na Galiléia, o acompanhavam e serviam e, além destas, muitas outras que haviam subido com ele para Jerusalém." Elas estavam com Jesus mesmo ao pé da cruz, quando os outros fugiram temerosos e confusos.

Amor significa comprometimento a outro, o que sempre exigirá algum sacrifício. O comprometimento dessas mulheres também exigiu sacrifício, e elas não somente estiveram à altura do desafio, mas o seu comprometimento manteve-as junto de Jesus até o fim, quando tantos outros seguidores falharam no teste.

O Major Getz diz que "essas mulheres provaram para todas as épocas que força e discipulado eficaz têm pouco a ver com músculos e tudo a ver com maturidade, caráter e um amor vivo para com o Mestre. Devido ao seu discipulado consistente, não deveríamos ficar surpresos com o fato de que Jesus escolheu as mulheres para serem as primeiras a ouvir as boas novas da Sua ressurreição.

A maturidade delas, caráter e amor as havia preparado para serem não somente as primeiras a ouvir, mas a proclamar as novas mais surpreendentes que já foram reveladas ao mundo. Lucas 24:5-10 diz: "Estando elas possuídas de temor, baixando os olhos para o chão, eles lhes falaram:  Por que buscais ente os mortos ao que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como vos preveniu, estando ainda na Galiléia, quando disse: Importa que o Filho do homem seja entregue nas mãos dos pecadores e seja crucificado, e ressuscite no terceiro dia. Então se lembraram das suas palavras. E, voltando do túmulo, anunciaram todas cousas aos onze e a todos os mais que com eles estavam. Eram Maria Madalena, Joana, Maria mãe de Tiago; também as demais que estavam com elas confirmaram estas cousas aos apóstolos."

É um fato interessante que em todos os registros de oposição nos evangelhos não haja um sequer a respeito de uma mulher que se tenha oposto a Ele. Nenhuma mulher O abandonou, O traiu ou de alguma maneira expressou inimizade contra Ele. Em vez disso, seguiram-nO, abrindo-Lhe seus lares e seus corações, usando os seus próprios recursos para apoiar o Seu ministério e permanecendo com Ele até o fim.

O mundo ainda precisa de tais mulheres - mulheres comprometidas, mulheres maduras, mulheres de caráter, mulheres que amem ao Senhor - mulheres que realmente tenham tenham compaixão. Deus tem concedido às mulheres beleza e talentos singulares. A compaixão e a ternura que são capazes de dar são profundamente necessárias ao nosso sofrido mundo atual.

Sim, de certa forma talvez vivamos em um "mundo de homens", mas isso não precisa impedir-nos de ser discípulas do maior Mestre de todos os mestres, o Senhor Jesus Cristo.

Que tipo de discípula é você?

"Brado de Guerra - contra todo o mal" - maio 1997



Os Gruers, ambos de origem canadense, recepcionaram a Princesa Diana quando visitou o Brasil, admirando-se ela de que também em nosso país, desde 1922, estava estabelecido o Exército de Salvação.

Um comentário:

  1. Ana Carolina Soldera Galhardo
    São Paulo - SP
    Maturidade, Caráter e Amor!! Edificante o artigo!! Realmente nunca havia me atentado para o fato de que na cruz eram as mulheres, por amor, que estavam lá!

    ResponderExcluir