quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Alfred Ford - "Lembrança deste tipo também é sermão!"

AA AAA
Quando enviei ao Alfred Ford a postagem do meu blog e nela a foto que tirei com Verônica e Douglas, no inesperado encontro que tivemos no Quartel Internacional em Londres, há poucas semanas, ele enviou-me uma história digna de ser publicada, o que faço aqui com a permissão dele.

.
Abaixo, a foto recente de Alfred e Berynice Ford, que inclusive consta na "Galeria".


"Em julho de 1959, Berynice e eu fomos nomeados para o Corpo do Rio Comprido. O Comissário Abadie disse que esta nomeação nos daria a chance de praticar português. Perguntei-lhe o que aconteceria se o Corpo 'quebrasse' por causa do nosso limitado conhecimento do idioma. Ele respondeu: 'Você não pode estragar mais o Corpo do que está e, de qualquer forma, estaremos fechando o Corpo em três meses pois nem os anglicanos nem os salvacionistas puderam fazer algo por lá. Abriremos um centro social e a Capitã Mollet já está a caminho do Brasil para dirigi-lo.'

Depois de poucas semanas os camaradas perguntaram quando eu iria a Ebenezer. Perguntei-lhes o que significava este Ebenezer e onde ficava... Falaram-me que o lugar ficava entre Rio e São Paulo e um trem chegava até lá perto, e que às vezes o oficial ia fazer a reunião no primeiro final de semana do mês.

Decidi viajar até lá imediatamente. Berynice disse-me que por não conhecermos o lugar seria melhor eu vestir o meu melhor uniforme azul-marinho e meus sapatos novos. Como era inverno, também levei meu casacão e uma maleta com algumas roupas.

Chegando a Cachoeira Paulista por trem, perguntei a alguém se sabia onde ficava Ebenezer, e a resposta foi que ficava "lá em cima, tomando a estrada". Minha próxima pergunta foi como eu poderia chegar até lá. Pergunte ao leiteiro, foi a resposta, mas eu perdera a carona com o carro do leiteiro, que só iria novamente no dia seguinte. Assim comecei a caminhar em direção à estrada que levava à montanha e cheguei na usina ao entardecer. Chegando à usina ao pé da montanha, perguntei novamente onde ficava Ebenezer. Desta vez a resposta de um casal foi que eu deveria ir a cavalo.

Quando o marido voltou, trouxe dois cavalos, um para mim e outro para ele. Assim chegamos ao portão do Sr. Martinho às 20h30. O meu guia chamou-o para avisar que o oficial salvacionista havia chegado. O Sr. Martinho não parecia muito entusiasmado com a minha chegada e a razão, eu soube, era que alguns oficiais nunca vinham quando prometiam. O homem respondeu-lhe que este era um novo oficial que havia caminhado 19km do trem à usina. Então, dona Dalzé veio até mim, perguntando-me: 'Você caminhou os 19km?' Respondi-lhe afirmativamente e ela acrescentou: 'Entre e deixe-me ver os seus pés, pois se você caminhou esta distância com sapatos novos você deve ter bolhas nos pés. Entrei e ela tirou os meus sapatos e meias e, vendo as bolhas, banhou meus pés exatamente como Jesus fizera com Seus discípulos. 

Nunca me esqueci disso. Nunca deixamos de visitar Ebenezer a cada mês durante o tempo em que dirigimos o Corpo do Rio Comprido.

Quando voltei ao Brasil em 1987 que emoção senti em saber que havia um Corpo de Cachoeira Paulista e que Verônica tornara-se uma oficial! E mais: que o Corpo do Rio Comprido continuava em operação!

No Rio Comprido começamos uma banda e um grupo de pandeiros - dirigido pela jovem Riitta Hämäläinen - e no ano passado um casal do nosso Corpo aqui na Austrália visitou Rio Comprido, estando no Brasil a negócios; ambos ficaram impressionados com a felicidade e alegria que os soldados irradiavam!

Se não tivéssemos feito nada mais nos 12 anos em que trabalhamos no Brasil, a história que conto, do Rio Comprido e de Ebenezer, já teria valido a pena!

Na nossa aposentadoria continuamos a agradecer a Deus pelo privilégio de O servirmos nestes lugares e também em outros lugares do Brasil!"


Cadetes "Pregoeiros e Defensores da Fé" em visita à Avançada Ebenezer , em 1965, com seu diretor, Carl S. Eliasen. Também na foto, Martinho Jung e a menina Verônica ao meu lado.

_________________

3 comentários:

  1. Essa historia valeu!
    Realmente, exemplo vale mais do que a melhor das mensagens.
    Abraços.

    Alexandre.Lopes

    ResponderExcluir
  2. Paulo

    Thank you!. Good to know that Veronica’s mum is still alive, I hope she will be able to hear the story.

    This may add to the history. It was Ritta Hamalainen who we made leader and teacher of trimbril brigade

    Alf

    ResponderExcluir
  3. AMEI O COMENTÁRIO A RESPEITO DE CACHEIRA PAULISTA,E VER AS FOTOS DE PESSOAS TÃO QUERIDAS PARA MIM.

    Ruth Maria Dias

    ResponderExcluir