quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Gilbert Abadie - "Homem de Deus na Segunda Guerra Mundial"

A "GALERIA DE FOTOS ATUAIS DE OFICIAIS (etc) VETERANOS" ENCONTRA-SE 
ABAIXO DESTE ARTIGO.


O Comissário Gilbert Abadie, de nacionalidade francesa, dirigiu nossa obra no Brasil por muitos anos. Primeiramente o vi em um Dia de Juventude em Pelotas, em 1963, quando eu era aspirante ao oficialato. Olhou-me, com seus penetrantes olhos azuis, e falou: "Cuidado com as louras de cabelo alto!", em tom de brincadeira mas de advertência, o que se tornou profético (não cuidei... aleluia!). Depois o encontrei em São Paulo, quando eu era cadete (seminarista), mas durante poucos meses, pois no meio do ano de 1964 eles se despediram do Brasil (foto). Em 1973, quando cursei o Colégio Internacional para Oficiais, (ICO), em Londres - antes de me casar com uma loura - o encontrei com sua esposa no dia em que veio fazer uma palestra no colégio. Conto, no primeiro capítulo, minha visita ao seu lar de aposentados, algo que me é inesquecível. Foi a última vez que vi o grande homem de Deus!

Durante a minha ausência no mês de setembro, por motivo de viagem pela Europa, o único "sermão" neste blog4 será o capítulo do livro de Abadie, "Je gardé la foi" (Eu guardei a fé) que traduzi do inglês para o português, páginas datilografadas que me foram cedidas por sua filha Reine-Luce.

Veja sua foto quando jovem oficial do Armée du Salut.
Veja o seu rosto, pintado por um companheiro de prisão.
Leia o capítulo de seu livro clicando abaixo.
Recomende este post a outros.

1-G.ABADIE, homem de Deus, na 2a Guerra Mundial/ 

2- G.ABADIE, homem de Deus, na 2a Guerra Mundial/

3- G.ABADIE, homem de Deus, na 2a Guerra Mundial/ 

4G.ABADIE, homem de Deus, na 2a Guerra Mundial/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário