sábado, 9 de agosto de 2014

Sidney de Barros Campos - "Jesus Se aproximou"



Sabendo da "promoção à glória" da irmã Maria de Lourdes Campos, mãe do saudoso Sidney de Barros Campos, ontem ocorrida, publico mais um sermão de seu querido filho Sidney. Na foto abaixo estou com Dona Maria e filhos Wagner e Wanderley, quando os visitei em Guapimirim-RJ em anos recentes. 


JESUS SE APROXIMOU...

Lucas 24:15

Mateus 28:9

"Eis que Jesus lhes saiu ao encontro..."

É-nos difícil compreender a grande perturbação que havia na mente dos discípulos... Por três anos haviam deixado casa, amigos para seguir o Mestre e agora o Seu Amigo e Salvador havia morrido na cruz, como um criminoso comum, e toda a cidade só falava nisso.

Deve ter sido uma experiência terrível até a manhã da Páscoa, quando alguns dos discípulos foram ao sepulcro e o encontraram vazio. 

Então um anjo lhes disse:

ELE JÁ RESSUSCITOU!

Foram então depressa anunciar aos demais a grande notícia, e então

EIS QUE JESUS SAIU AO ENCONTRO DELES.

Que significado profundo tem estas seis palavras: 

"Eis que Jesus saiu ao encontro"

Ele tomou a iniciativa. Logicamente Jesus estava à procura deles e esta é ainda a Sua atitude com relação a nós, hoje.

Depois deste encontro os discípulos não eram mais os mesmos. E o mesmo sucede quando nos encontramos com Jesus... não somos mais os mesmos.

JESUS SE APROXIMOU:

O comentarista não diz que o Senhor, não diz também Cristo, mas Jesus, o Amigo. Ele é sempre Deus, Justo, o Santo, mas quando se revela a nós sempre como Jesus, o Amigo. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando (João 15:14).

Se Jesus Se aproximou, então os discípulos O viram, tocaram-No, escutaram-No, e era Ele mesmo: JESUS VIVO!

A ressurreição de Jesus é o nascer do Sol da Justiça que dissipa as trevas do Calvário!

- Eis que Jesus lhes saiu ao encontro...

A quem se refere esta declaração?

Jesus Se encontrou com todos os 11 discípulos, com Sua mãe, com as outras mulheres e  Depois foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora, porém alguns já dormem (1 Coríntios 15:6).

- Vamos considerar algumas pessoas e grupos de pessoas com as quais Se encontrou, pois são tipicamente iguais àquelas com as quais Se encontra hoje (será que você pode se localizar dentro de um desses grupos?).

Maria Madalena, que estava tão tristonha... Ele transformou suas tristezas em alegrias.

Dois no caminho de Emaús... que estavam tão abatidos com o que havia acontecido, sentindo que todas as esperanças haviam desaparecido, mas Jesus transformou seus pensamentos.

Os discípulos, que estavam tomados pelo medo, e então deu-lhes paz e alegria.

Tomé, que simplesmente não podia crer porque não havia evidências... Jesus mostrou-lhe os sinais de que precisava.

Pedro, o pobre derrotado, o retrógrado a quem Jesus perdoou, restaurou e deu-lhe o novo nome.

Ainda hoje, amavelmente, chamando-nos pelo nome, com uma cicatriz ou um ato, Ele Se revela como AMIGO.

Observemos mais de perto os dois de Emaús...

Jesus Se aproximou e viu quão tristes estavam e logo os dois estavam contando ao companheiro de viagem suas dores e decepções. É justamente isto que Ele quer que façamos hoje.

- Jesus mostrou-lhes pelas Escrituras que aquilo que parecia ser motivo de derrota é que deveria fortalecê-los mais.

Então exclamaram: Não ardia o nosso coração quando nos falava?
No início não reconheceram o Mestre, mas enfim O reconheceram!

Que privilégio eles tiveram! Podemos ter o mesmo privilégio, pois Jesus não mudou! Ainda hoje Se aproxima de nós para levar as nossas mágoas e aquecer os nossos corações!

-----------

Se você já recebeu Jesus em seu coração como Salvador, Mestre e Amigo, Ele andará sempre com você, falará com você, de igual modo como fez com os dois no caminho de Emaús.

Certo freguês foi a uma loja e pediu ao balconista fazer algo que não era honesto, dizendo-lhe que não haveria problema porque o gerente não estava ali para ver... O balconista respondeu-lhe: "Sim, mas meu Mestre está sempre aqui na loja!"

O Cristo vivo está sempre ao seu lado?


Um comentário:

  1. Obrigado por todo o seu carinho por nossa família, meu amigo! Deus te abençoe muitíssimo!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir