sexta-feira, 25 de abril de 2014

Maria Eliasen - "Mensagem das Flores"

MARIA (Mary) ELIASEN mostra muito do que ela foi através desta mensagem que Carl S. Eliasen me enviou pelos correios. Conheci-a ao ingressar no Colégio de Cadetes, em março de 1964. 
Organizada em tudo o que fazia, procurava sempre dar  também um toque de beleza e requinte ao  serviço prestado ao seu Senhor, a Quem foi fiel até a morte, ocorrida em setembro de 2003, em plena primavera.




 MENSAGEM DAS FLORES  
Mateus 6:25-34 (V. 28)


O trecho faz parte do Sermão do Monte (caps. 5, 6 e 7), que Jesus proferiu. Cristo amava os campos e as flores, e os observava com grande admiração. Depois da advertência feita pela solicitude para com a vida, Ele diz: "Considerai como crescem os lírios do campo".



1. Uma das mais belas coisas da natureza são as flores. A variedade é tão vasta que mesmo em nossos dias, ainda, não são todas conhecidas. A harmonia das cores. Os detalhes mínimos, desde os gigantescos girassóis até a mais humilde violeta. Deus a todas criou com sabedoria e perfeição. Nenhum químico ou artista conseguiu ainda imitá-las totalmente.

2. Notemos o significado profundo que as flores nos emprestam em todas as situações: batizados, festas de aniversário, casamentos, formaturas e outras comemorações, até em serviços fúnebres. Elas estão sempre presentes, seja nos palácios reais como nos mais simples ambientes. Enfeitam, alegram, homenageiam!

3. As flores falam! - dizem os propagandistas. Falam do amor e carinho que os amigos queridos dedicam. Mas, muito mais, elas testemunham do poder criador de Deus, de um Deus cheio de cuidado e poder. Ele as cobre de formosura de maneira inigualável nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer delas (v.29). As flores adornam o nosso mundo, proclamando sempre a bondade de Deus para a humanidade.



4. Jesus nos faz lembrar que se Deus faz tudo isto para a natureza, quanto mais o fará para os Seus filhos. Não andeis inquietos... mas buscai em primeiro lugar o Seu reino e a Sua justiça (v.33). O lírio do campo nos lembra que as coisas materiais são passageiras. Voltemos, portanto o nosso olhar para as coisas espirituais, que são eternas. Jesus Cristo nos regenerou para uma herança incorruptível, sem mácula, que não murcha, reservada nos céus 
(1 Pedro 1:4).

5. Se Jesus achava que o povo do Seu tempo se preocupava com o vestir e o comer, imaginem o que Ele diria em nossos dias. Às vezes fico preocupada com a atitude de certos filhos do Senhor, que gastam o tempo preparando o material. Sei de evangélicos (mulheres e homens) que vivem no salão de beleza, nos "Spas", nas academias... mas experimentam grande pobreza espiritual. Devemos cuidar da nossa saúde e aparência, isso é importante; porém, tenho compaixão dos que cuidam excessivamente do corpo, esquecendo-se de que possuem uma alma que necesita de atenção prioritária.

Que as flores possam recordar-nos do Deus, todo-poderoso, que assim como as veste no campo também cuida de cada um de nós, se soubermos buscar os Seus propósitos e confiar na Sua providência.

Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus 
(Romanos 12:2).

__________________________________



Quando o casal Eliasen despediu-se do Brasil, após ter estado na liderança nacional do ES durante o período 1980-1984, fiz um acróstico com seus nomes na homenagem que lhes prestei quando do meu primeiro termo como redator do "Brado de Guerra", nomeado por ele. E nas fotos menção às nomeações que tiveram até aquela data.




Mary, a terceira da esquerda para direita, no ano em que a conheci. Os demais da foto são os cadetes das sessões "Heróis e Pregoeiros da Fé". Foto de um Dia Espiritual dirigido pelo visitante argentino, grande pregador, Bhemby, amigo de Carl Eliasen, o primeiro à esquerda. Se eu tivesse uma mensagem dele a publicaria neste blog, sem hesitar, pois foi um grande amigo do Brasil.

***********
 ///////////  

4 comentários:

  1. Muito linda a mensagem da Sra. Eliasen! As flores alegram meus dias me fazem sentir a presença de Deus.
    Suzete Botelho
    Rio Grande-RS

    ResponderExcluir
  2. "Ótima mensagem como todas que ela transmitia! Saudade da Sra. Eliasen, exemplar como pessoa e como cristã!"
    NEIVA

    ResponderExcluir
  3. Mirian Dos Santos Fonseca

    Caro Paulo...acabo de ler a mensagem da sra Eliasen....realmente inspiradora ( mulher de Deus ,sábia em seu viver)......ah se as mulheres de hoje tivessem a sabedoria de perceber seu valor tal como uma flor,na qual Deus cuida independente de seu tamanho,raça,cor....

    ResponderExcluir
  4. Oi Major, tudo bem? acabei de ler a mensagem que voce colocou no seu blog, que minha Avo Mary escreveu sobre a flores do campo. Me emocionei a ler, pq nao me recordo dela com saude. Sempre ouvi de muitos quao trabalhadora e dedicada ela era a obra do nosso Deus, e foi muito bom ler sua mensagem.Obrigada por compartilhar.
    TEKA GRACIDA
    Neta

    ResponderExcluir