terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Joseph Dex - "E reinará para sempre e sempre."




A historia dos reis da terra torna-se uma leitura intrigante; eram homens bons, homens maus, homens fortes, homens fracos, homens sábios, homens sem instrução, homens honestos e homens falsos.

Alguns nasceram em reinos, outros usurparam reinos, alguns reinaram durante longos períodos, outros apenas durante semanas e até mesmo só alguns dias.

A despeito dessas diferenças há uma experiência que todos os reis tinham em comum: a morte. E mesmo se não perderam seus reinos por outros motivos ou razões, a morte finalmente os destronou.

O grande maestro Händel, em seu famoso e muito apreciado oratório "O Messias" apresenta musicalmente uma exceção íntegra, conforme indica o clichê acima evidente, e as palavras citadas são verdades bíblicas.

Mil novecentos e setenta e dois anos se passaram desde o nascimento de Jesus em Belém. Reinos e reinos se levantaram e caíram, reis vieram e se foram, mas Jesus continua a reinar nos corações e nas vidas de novos milhões a cada década, vidas que constituem um reino que tem resistido às mais rigorosas, sistemáticas e brutais tentativas para destrui-lo.

Um fato que não podemos negar é que vivemos numa era em que a tendência é para uma estabilidade sempre menor. O homem produz e desfaz com muito mais facilidade do que antigamente, e isto leva a uma adulteração do sentido de valores das coisas materiais.

Infelizmente, a mesma depreciação está se estendendo aos ideais, princípios, políticas, virtudes, maneiras, e até mesmo ao próprio homem, pois, a despeito do progresso da ciência médica que prolonga a vida física, o homem está, por outro lado, desvalorizando a vida e a personalidade, com o resultado que a insatisfação, a frustração, o descontentamento e a instabilidade proliferam e destroem a fidelidade e a paz do homem, ao passo que multidões se atolam no pântano das superficialidades.

É de surpreender que, a despeito do materialismo, da indiferença, do egoísmo e da instabilidade, a festa de Natal continua sendo celebrada mesmo nos lugares mais inesperados e entre as pessoas menos prováveis. Ano após ano a festa é repetida, a história contada, a mensagem reiterada.

Parte da sublime mensagem de Natal é o fato que o Reino de Justiça não tem fim. Cristo Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente. A humanidade pode encontrar estabilidade e continuidade, e pode se realizar. Jesus é Rei para todo o sempre. Os valores espirituais são eternos.

Cada pessoa pode tornar-se súdito do Reino Eterno de Deus e participar das vitórias, da paz e da felicidade com Jesus, agora e sempre.

Que a mensagem ressoe neste Natal pelo rádio, pela televisão, da plataforma, do púlpito, em conversas pessoais, pela palavra escrita.

"O REINO DO MUNDO SE TORNOU DE NOSSO SENHOR E DO SEU CRISTO, E ELE REINARÁ PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS." (Apocalipse 11:15)


Artigo publicado na edição do "Brado de Guerra" do Natal de 1972.


_________*_________
*


O Coronel Joseph Dex, inglês de nacionalidade, foi jovem como missionário para a América do Sul e, mais tarde na vida, foi o líder nacional de nossa obra dos anos de 1969-1974, tendo trabalhado entre os brasileiros também anteriormente, como secretário geral, dos anos de 1959-1964.


Neste grupo de oficiais da Divisão do Rio de Janeiro, que recepcionou o líder internacional no Aeroporto do Galeão, em 1969, estou na frente do Coronel Dex. Sua esposa, Moss Dex, está ao seu lado.


O Coronel dirige a palavra ao Capitão Sidney Campos que, como Secretário de Juventude, em 1972, organizou uma Gincana até hoje lembrada. Atrás, o ator judeu comediante Marcos Plonka, que trabalhou na novela "A Idade do Lobo", da TV Tupi, e que enfocou o Exército de Salvação, cuja presença na reunião final foi uma "tarefa" do grupo vencedor Red, liderado por Daniel Bastos Gama, à direita.

____________

Ao recordar este líder de saudosa memória, vejo que ele esteve "no meu caminho" em muitas ocasiões marcantes dos meus primeiros anos como salvacionista:
- Como secretário geral, dirigiu o Dia de Juventude em Pelotas-RS, em 1962, quando ofereci minha vida para servir a Deus como oficial.
- Nomeou-me oficial de brigada no Colégio de Cadetes, em 1972, e graças a isto conheci, precisamente na semana desta gincana, a tenente Anneli Hämäläinen, que veio visitar seus pais de surpresa desde Nova York, onde trabalhava.
- Foi ele quem me escolheu para representar o Brasil no Colégio Internacional para Oficiais (ICO), em Londres, no ano de 1973.
- O casal Dex esteve presente na cerimônia do nosso casamento, em setembro de 1973.



Quando Chefe Nacional, fomos durante o Natal visitar Pirapitingui-SP, onde se localizava o hospital-cidade de hansenianos. Sua esposa, Moss Dex, como lider da Liga de Misericórdia, acompanhava o grupo.
_____________

Nota: A filha do casal Dex, Janet Refstie, que com seu marido, Peder Refstie, seguiu os passos de seus pais na liderança de nossa obra no Brasil (2006-2010), é, através do Facebook, a nova "aquisição" em foto na Galeria de Fotos Atuais de Oficiais Veteranos. O casal está aposentado e vive na Noruega. Rodney Dex, seu irmão, vive na Austrália e é casado com uma neozelandesa. O casal tem um filho que é oficial da marinha mercante.  


__________________

Um comentário:

  1. Uma mensagem interessante em que o Cel. Dex compara todos os dominios passageiros dos reis que passaram por este mundo com o eterno reinado do Senhor Jesus.

    Como tantos servos de Deus consagrados, o Coronel Dex foi uma pessoa inesquecivel, que deixou saudades entre todos os que o conheceram. e deve estar fazendo parte do coro de louvor ao nosso Salvador no Reino dos Céus.

    Neiva Franke

    ResponderExcluir