terça-feira, 18 de novembro de 2014

Sidney e Doreen Campos - "Promessa de Paz em Meio à Tormenta"


Esta mensagem do saudoso Sidney de Barros Campos ele pregou em Belo Horizonte (1971), Porto Alegre (1971), Bosque (1974) e Campinas (1977), conforme assinalado acima da mesma. 
Doreen Shaw Campos a pregou em Porto Alegre em 1979, um ano após ele ter sido "promovido à glória", como que atestando a veracidade dos pensamentos de seu marido sobre a paz, aplicados à sua própria vida.
Nestes dias em que Doreen submeteu-se a uma grave e delicada intervenção cirúrgica, em Brisbane, Austrália, esta mensagem * expressa também os nossos votos de restabelecimento à corajosa serva do Senhor.
__

* Doreen em um sentido foi quem me deu a idéia deste blog4, de sermões antigos, ao me passar as pregações de Sidney e dela mesma. Já tendo publicado algumas delas (veja Índice) - e com planos de publicar outras mais -  serão enviadas um dia ao acervo do Centro de Herança Salvacionista, no Quartel Nacional, em São Paulo
___________________

PROMESSA DE PAZ EM MEIO À TORMENTA

"Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti."
-Isaías 26:3-

Esta promessa maravilhosa foi dada por Deus em um período escuro da história de Israel. Ela se aplica a nós, porque todas as promessas de Deus não foram restritas a um grupo de pessoas privilegiadas.

Através do povo de Israel, Deus mostrou à humanidade o que Ele pode fazer em favor daqueles que têm suas mentes firmes nEle.

Você no momento está prostrado pelo peso das tristezas?
Você está deprimido pelos ataques constantes do grande inimigo de nossa alma? Ele tem lançado a você dúvida, medo e aflição?
Então esta promessa de Isaías 26:3 é para você!

É muito fácil ler e aceitar esta promessa quando tudo vai bem, quando o céu estiver brilhando. Mas se conseguirmos pela fé aceitar estas palavras no meio das tempestades da vida, carregadas de nuvens de desapontamento, provações, ansiedade, constataremos como Deus é fiel nas Suas promessas.

Quero lembrar aos presentes que não existe na Bíblia nenhum verso que nos sugere que podemos ficar livres de problemas, guerras, tentações, lágrimas, angústias etc. enquanto estivermos neste mundo.

Há algo, porém que aumenta em valor esta promessa, que é a promessa de "perfeita paz" em meio a todas estas circunstâncias.

Sim - aleluia! - é possível no meio de toda a adversidade experimentarmos perfeita paz, paz interior, profunda calma e segura confiança.

"Assim diz o Senhor dos Exércitos... em vos converterdes e em sossegardes está a vossa salvação; na tranquilidade e na confiança a vossa força" (Isaías 30:15).

Você já experimentou a perfeita paz?

O que significa, porém, esta grande bênção que nos é oferecida?
Podemos defini-la?
Perfeita paz é a condição de liberdade dos distúrbios dentro da alma. É a perfeita harmonia reinante, dominante, dentro do ser.
A palavra hebraica "shalom" (paz) dá-nos a idéia de perfeita saúde, de maneira que estar em perfeita paz significa também estar com saúde espiritual.

Em outras palavras, perfeita paz é um estado de perfeita harmonia com Deus e consigo mesmo, não obstante as desavenças ao redor, decepções, descontentamentos, críticas etc.

Quando Deus dirige, há paz. (Marcos 4:39)

A paz que Deus oferece, a qual podemos pela Sua graça experimentar, é completa:

Qualidade - Não é como a descrita em Jeremias 6:14: "Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, Paz, quando não há paz."

Quantidade - Queremos dizer com isto que ela vem de conformidade com a nossa necessidade, conforme Filipenses 4:7: "E a paz de Deus que excede todo o entendimento guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus."

Constância - Permanência - "É certo que não dormita nem dorme o guarda de Israel" (Salmo 121:4). "Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme, porque confia em ti" (Isaías 26:3).

Como esta perfeita paz virá a nós?

- Através de Jesus Cristo: "... E que havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as cousas, quer sobre a terra, quer nos céus" (Colossenses 1:20).

- Através do Espírito Santo. Jesus, através de Seu sacrifício na cruz, garantiu-nos a paz que em nossos dias recebemos através do Espírito Santo: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz... (Gálatas 5:22).

- Por Sua Palavra: Temos conhecimento da grande promessa contida no Salmo 119:165? "Grande paz têm os que amam a Tua lei."

- Por nossa obediência: Levítico 26:3-6: "Se andares nos meus estatutos, guardares os meus mandamentos e os cumprirdes, então eu vos darei as vossas chuvas a seu tempo; e a terra dará a sua messe, e a árvore do campo o seu fruto. A debulha se estenderá até a vindima e a vindima até a sementeira; comereis o vosso pão a fartar, e habitareis seguros na vossa terra. Estabelecerei paz na terra; deitar-vos-eis e não haverá quem vos espante..."

Notem que a palavra-chave deste texto é SE, isto é, se fizermos a nossa, Deus garante que fará Sua parte. 

- Por abundantes orações e louvor. Notemos também que a promessa registrada em Filipenses 4:7 é precedida por condições mencionadas no vs.6: "Não andeis cuidadosos (ansiosos) por cousa alguma; em tudo porém sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições e súplica, com ações de graca."

Duas condições especiais que devem ser encontradas em nós para experimentarmos perfeita paz.

Quem Deus guardará em perfeita paz?
-Aquele cuja mente (ou propósito) está firme em Ti.
- Aquele que confia em Ti.

Estas duas expressões demonstram fé - uma porém é a palavra do coração e a outra é a palavra da mente.

Qual a diferença?

Com a nossa mente cremos que Deus é o Autor e Doador da paz, e que quer nos dar a paz.
Com o coração nós confiamos nEle e recebemos Sua paz pela fé, conforme o nosso versículo-chave.

Notemos como o nosso versículo-chave inicia e termina com Deus e a alma se localiza no meio.

Perfeita paz é, portanto, pela fé chegar no meio destes Tu e Ti e ficar lá.

Não é uma crença, uma doutrina, nem uma outra coisa, mas é o Senhor Mesmo dentro de nós!

Quando estivermos descansados em Deus, nossos corações e mentes, enfim, todo o nosso ser encontrará o que Ele prometeu:

PERFEITA PAZ E DESCANSO.

Amém.

Um comentário:

  1. Linda Preleção desse Casal Abencoado! que Clareza Espirutual! So podem vir de Duas Grandes Almas Evoluidas Sidney Campos e Doreen Campos uma Vida Abencoada pautada por Propósitos ate o Fim! Ilustres membros da nossa Familia Campos no qual muito nos Orgulhamos! ...

    Estaremos em Oração pelo Melhor de Deus por Doreen sua recuperação pos Cirúrgica sua Saude e sua Força!

    Deus Vos Abençoe e Paulo Obrigado pelo Edificante Blog pela e Consideracao mais uma vez de Coração

    De: Abner Campos

    ResponderExcluir