sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Rune Andersen - "Anorexia Espiritual"





Gunn Andersen, da Noruega enviou-me esta bela foto através do Facebook, do tempo quando ela e Rune trabalharam em Campinas na década de 80. 
Aproveitando uma nova "modalidade" no conteúdo deste meu blog4 - que poderá trazer não só sermões, mas algo que nos lembre de um oficial veterano, que pode ser sua aposentadoria, sua "promoção à glória" ou o que for a seu respeito - publico aqui um artigo que Rune traduziu do BRADO do seu país e, me recordo muito bem, entrando na Redacão na Brigadeiro Luiz Antonio naquele dia, me pediu para publicar no BRADO, o que fiz, e mais, oportuno que é, publiquei recentemente também no meu Blog1 
(Obrigado, Rune!).
........

ANOREXIA NERVOSA ESPIRITUAL
- um mal a temer.

A anorexia nervosa ganhou bastante enfoque depois de que algumas pessoas conhecidas morreram vítimas da estranha doença. Uma dessas pessoas foi a conhecida cantora Karen Carpenter, que junto com seu irmão formava o grupo "The Carpenters".

A pessoa que sofre de anorexia nervosa recusa-se a comer e a se alimentar direito. Depois da morte de Karen Carpenter, foi dito que ela, há doze anos, começara a preocupar-se demasiadamente com o seu peso. Como resultado disso, parou de comer e logo não podia comer mais, e assim a roda se completou.


Como resultado da morte de Karen Carpenter, a anorexia nervosa ganhou bastante atenção através da midia, que se interessou e logo podíamos ler que "todo o mundo" havia sofrido dessa doença. Pessoas que procuravam chamar a atenção achavam uma nova maneira de obter sucesso contraindo "anorexia nervosa".
Não é minha intenção dar pouca importância a um assunto tão sério e trágico. Entendidos dizem que a doença aparece dez vezes mais em moças do que em rapazes, e que os jovens são os mais atacados, principalmente na idade de 15 a 18 anos. uma fase bastante importante no crescimento e desenvolvimento de uma pessoa.



A percentagem dos mortos varia entre 5 e 19%, porém aqueles que procuram ajuda médica têm boas esperanças de recuperação.
Anorexia nervosa, portanto, é a doença que sofre uma pessoas que recusa alimentar-se ou então seu corpo recusa-se a receber o alimento. O resultado é a pessoa perder peso e enfraquecer, não raro morrendo da doença.




A atitude de pessoas famosas muitas vezes tem um efeito contagiante, principalmente entre seus fãs. Parece que existe um "mecanismo de identificação" que faz os fãs quererem ser iguais ao seu ídolo, tanto do lado positivo quanto do lado negativo. Quando os Beatles, nos anos 60, deixaram-se envolver em uma campanha para legalizar a maconha, o resultado foi milhares de jovens interessados em experimentar a droga.

Quando os Beatles passaram a interessar-se pela meditação transcendental, o interesse pela mesma e pelas religiões orientais floresceu. Da mesma forma, quando artistas se proclamaram cristãos, um interesse pelo cristianismo começou a florescer, principalmente entre os jovens.




Existe um outro tipo de "anorexia nervosa" que é muito mais comum.

É a negação da pessoa a alimentar-se espiritualmente. "Anorexia nervosa espiritual" podemos chamar a "doença" que faz com que as pessoas nunca procurem as fontes de alimentos que existem para o cristão, ou que se negam a receber o alimento quando lhes é oferecido.

É possível comparar os sintomas de anorexia nervosa com a deficiência no crescimento espiritual. A verdade é que cada um deve cuidar do seu corpo, independente da moda que existe por aí, assim também deve cuidar de sua vida espiritual.

Para crescer como cristão é necessário alimentar-se, e alimentar-se de forma saudável. Para um bebê leite é suficiente, mas para um adulto não. O apóstolo Paulo menciona em sua carta aos Coríntios:Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais (1 Coríntios 3:2).

Na epístola aos Hebreus o tema também é levantado: Com efeito, quando deveríeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes novamente necessidade de alguém que vos ensine de novo quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim vos tornastes como necessitados de leite, e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal (Hebreus 5:12-14).

O ensinamento é bem claro: alimente-se!
Também existe um outro lado da anorexia nervosa que tem uma semelhança marcante com aquilo que chamamos "anorexia nervosa espiritual". Os portadores dessa doença afirmam que sua forma nunca esteve tão boa como atualmente.  O paciente simplesmente nega a aceitar a realidade da fraqueza. Na espiritual acontece a mesma coisa. Podem decorrer semanas ou meses desde a última vez em que a pessoa tomou uma Bíblia nas mãos ou parou para meditar e orar; mas mesmo assim diz que sua vida espiritual está funcionando muito bem. O mesmo tempo desde que assistiu a um culto ou pelo menos que prestou atenção naquilo que aconteceu na reunião; mas mesmo assim "tudo está ótimo!"

Tornar-se adulto é algo um pouco doloroso, tanto na vida física quanto na vida espiritual. Mas o processo é necessário. A alternativa de crescer e ficar adulto ou não, não é continuar a ser criança, mas é parar de viver, o que parece duro mas é uma realidade. Aquele que não cresce, morre como criança. Jesus quer que cresçamos no conhecimento dEle, quer que nos tornemos cristãos maduros. Só assim nos libertaremos da "anorexia nervosa espiritual" e de suas terríveis consequências.

Capitão Nils-Petter Enstad (Noruega)


L i n k:

O mesmo artigo e foto do Corpo de Bergen, nos fjordes noruegueses, que o casal dirigia quando os visitei em anos recentes:

http://paulofranke.blogspot.fi/2013/10/anorexia-nervosa-karenthe-carpenters.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário