sábado, 9 de agosto de 2014

Riitta Eliasen - "A Boa Vontade de Deus"




Quando solicitei para este blog um ou mais sermões de minha cunhada, Riitta (Hämäläinen) Eliasen, ela indicou-me alguns artigos que escreveu no Sotahuuto (Brado de Guerra) no tempo quando foi Secretária-em-Chefe no Território da Finlândia-Estônia, no início dos anos 2000. Alguém no Quartel atendeu ao meu pedido e enviou-me seus artigos publicados na edição sueca, Krigsropet. Gostei, pois será uma chance de traduzir e usar o idioma sueco, uma vez que na cidade onde vivo - ainda que possua o nome sueco Tavastehus - praticamente ninguém fala este que é o segundo idioma oficial do país.

_______

A BOA VONTADE DE DEUS

Lembro-me de quando era jovem muitos falarem de forma um tanto negativa a respeito da vontade de Deus. No meu próprio ambiente cristão as pessoas explicavam que cada um devia carregar sua cruz que era muitas vezes pesada e difícil. Fiquei então com a impressão de que a vida na vontade de Deus incluiria um sacrifício muito pesado. Eu não queria saber qual era a vontade de Deus para a minha vida, pois estava com medo de que isso seria algo muito penoso e difícil.

Então chegou o dia maravilhoso quando eu entendi que a vontade de Deus era algo bom. Ele me amava e Seu plano para a minha vida era melhor do que os meus próprios. Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor, porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos (Isaías 55:8-9).

É a vontade de Deus boa, ainda que exista tanto sofrimento no mundo - mesmo para aqueles que pertencem a Jesus? Podemos responder a isto de diversas formas. Há dias, porém, em que não temos nenhuma resposta a esta difícil pergunta. Neste mesmo contexto, é bom lembrarmo-nos de que a morte, a dor, a reclamação e as perturbações são resultado do pecado que entrou no mundo. 

O coração de Deus sofre quando vê as dificuldades que as pessoas enfrentam. Disse ainda o Senhor: Certamente vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhes o sofrimento, por isso desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla terra que mana leite e mel (Êxodo 3:7-8). Deus havia planejado o livramento do povo antes da criação do mundo. Deus quer livrar todos os que estão sob o peso do pecado. A vontade de Deus é que cada pessoa seja salva e venha a conhecer a verdade. Ele não quer que ninguém pereça, mas que todos se convertam. Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos! (Ezequiel 33:11)

O profeta Jeremias escreveu sobre paz, futuro e esperança que faziam parte dos planos divinos. Assim diz o Senhor: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar. Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais (Jeremias 29:10-11). 

Jeremias escreveu estas palavras em uma carta àqueles que de Jerusalém foram prisioneiros para a Babilônia. Setenta anos é um longo tempo. Nós podemos pensar que não foi fácil crer nessa mensagem de esperança naquelas circunstâncias. Também nós temos experimentado tempos nos quais não víamos nenhuma esperança. Podemos mesmo assim descansar na certeza de que o caminho de Deus é um bom caminho. 

Às vezes trava-se uma luta entre a vontade de Deus e a nossa própria vontade. Mas se cremos que os planos de Deus são melhores do que os nossos, podemos orar as palavras do cântico: 
(tradução literal do sueco): 

Vai queimando, fogo queima,
Profundamente, fogo do Espírito. 
Queima todo o impedimento, 
Mostra claro qual é a vontade de Deus.

Queima, chama, queima para a eternidade, 
Espírito Santo, queima em mim. 
Entrego-te a minha vontade novamente,
para que ela se torne a mesma Tua. 

(John Gowans).




 
Há segurança quando andamos com Deus. É muito melhor nos mantermos no caminho de Deus e na Sua vontade. É perigoso seguir os próprios caminhos. Jesus disse: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus (Mateus 7:21).

Bem-aventurado são aqueles que entendem a vontade de Deus e conhecem a Sua palavra e vivem segundo ela. Às vezes pode vir um momento em nossas vidas quando perguntamos o que havemos de fazer em uma determinada situação. Para onde iremos? É difícil saber qual é a vontade de Deus. O apóstolo Paulo nos dá este sábio conselho:

Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:2).

Um comentário:

  1. Como eu disse antes, a idéia que você teve de trabalhar com sermôes antigos é importante. A palavra de Deus vai tocando os coracões dos leitores. "For the word of God is living and active"(Hebrews 4:12).

    Riitta Eliasen

    ResponderExcluir