sábado, 19 de julho de 2014

David Hämäläinen - "Julgamento"

Felizmente, muitas mensagens de meu sogro, David Elias Hämäläinen, foram preservadas. Organizado por natureza, fez também cópias para seus filhos. 
Aqui, mais uma:



J U L G A M E N T O
Mateus 7:1-5

Desperta em mim compaixão
E o mesmo amor do Senhor.
Que em toda a palavra e em toda a ação
Procure salvar o pecador.

Como faz falta a compaixão em nosso meio e nas igrejas em geral!

Somos muitas vezes duros demais para com os irmãos faltosos e, sem sermos perfeitos, esperamos que outros sejam.

Cantamos:

"Vamos, pois, a bandeira erguer,
Bandeira de amor e perdão..."

... e quando um irmão/irmã erra, falando figuradamente, "pegamos a haste da bandeira, sem a bandeira, e o chutamos para fora!"

Cantamos com certo sentimentalismo o coro

"Ser como Cristo, como Ele anseio ser,
Em pensamento e ação, eis minha petição.
Ser como Cristo, com Ele sempre andar,
Por Seu Espírito, assim serei."

SER COMO CRISTO...

... significa, entre outras cousas, seguir os Seus conselhos, porque tudo o que Ele ensinou também praticou.
"Quando estiverdes orando, se tendes alguma cousa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas" (Mat. 5:23).

Ser como Cristo significa ir mais longe ainda:

"Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma cousa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão."

As nossas ofertas de louvor e gratidão são aceitas por Deus na medida que estivermos em paz com nossos irmãos, sem queixas, reclamações...

O tratamento que Ele dispensou à mulher adúltera:

"Nem eu tampouco te condeno: Vai e não peques mais."

Humildade: lavou os pés dos discípulos, tarefa dos servos, escravos.

Na hora da crucificação:

"Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem."

Depois da ressurreição, quando apareceu aos discípulos medrosos e covardes que se encontravam atrás de portas trancadas...

Não houve nenhuma palavra de condenação, acusação ou julgamento:

"Paz seja convosco"... com vocês que fugiram ...com você, Pedro, que me negou.

SER COMO CRISTO...

Significa ter muita compaixão e amor para com o nosso próximo.

Moisés em certa ocasião demonstrou este amor e compaixão que Cristo revelou à humanidade.

"Ora o povo cometeu grande pecado, fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste" (Êxodo 32:31-32)

O apóstolo Paulo também revelou este mesmo sentimento ao escrever as seguintes palavras:

"Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência, que tenho tristeza e incessante dor no coração; porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas..."

Como é fácil julgar, condenar e vez de tentar amar!

Condenamos:

- diversões mundanas ... sem empregar sempre de forma certa o nosso tempo

- ladrões... mas muitos roubam de seus patrões horas de serviço sem trabalhar, apenas permanecendo no emprego sem produzir.

- governo que desvia fundos.. e quantos sonegam impostos e taxas devidas ao governo.

- mentirosos... mas muitas vezes exageramos nas nossas conversas.

- assassinos... mas deixamos feridas mortais com a nossa língua no coração do nosso próximo.

Apontamos a falta, o pecado de nosso irmão pelo nome, mas do pecado pessoal faremos a confissão coletiva,

enquanto Isaías gritou:

"Ai de mim. Estou perdido, porque sou homem de lábios impuros."

Ele deu o nome certo para o seu pecado e passou pela purificação completa.

Quando o "fulano" erra, saem exclamações como esta: "Como é que pode fazer isso ou aquilo? Eu nunca faria uma coisas destas!"

Conclusão:

Há perigo de fazermos deste Livro Santo apenas a arma que fere 

- sim, Ele fere, mas Ele cura também...

- sim, Ele condena qualquer tipo de pecado,
mas proclama o perdão ao pecador arrependido.

--------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário