quarta-feira, 25 de junho de 2014

Alfred Ford - "A importância das crianças"


Conheci Alfred Ford e sua família quando, como cadete, em campanha evangelística, visitamos o Lar do Meier, no Rio de Janeiro, onde eles estavam nomeados, isto em 1964. Depois, muitos anos mais tarde, quando veio ao Brasil ministrar cursos. Raras vezes, portanto, mas muito tenho ouvido deste servo de Deus australiano que grangeou muita simpatia entre os salvacionistas brasileiros. Esta foto e artigo extrai de um "Brado de Guerra", exemplar que guardo com muito carinho, pois me foi oferecido pelo Capitão John Fisk em um bar, em 1961, enquanto bebia com amigos... o primeiro passo para o Senhor trazer-me para o Exército de Salvação, o que aconteceu no ano seguinte.


Foto de 1966, da Banda Divisonal de São Paulo, dirigida por outro australiano, o Capitão Fred Shaw. O Capitão Alfred Ford está na fileira de trás, entre Alberto Heinzle e Paulo Wakai. Seu filho Lester está com seu piston ao lado do bumbo.


O Exército de Salvação sempre deu ênfase ao trabalho entre crianças e jovens, como mostra esta capa de nosso jornal especial do jubileu de nossa obra. 

E posso afirmar com segurança algo relevante:
um número incontável de adultos que hoje está em igrejas evangélicas pertenceram ou foram ganhos para Jesus, como crianças ou jovens, por intermédio da obra salvacionista!

_______________________

A importância das crianças


Artigo escrito para o "Brado de Guerra" do Ano da Criança, de 15 de julho de 1961, sendo redatora Flávia Brazil Esteves.

Ensina a criança no caminho em que deve andar ...
(Provérbios 22:6)

Estas palavras são um bom conselho, mas a quem são dirigidas? Logicamente a todos aqueles que têm qualquer contato com crianças, tais como: pais, professores, profesores da escola dominical, pastores, oficiais salvacionistas, dirigentes de clubes infantis etc.
De fato, cada cristão tem uma obrigação a cumprir, isto é, treinar as crianças no serviço do Senhor.

As crianças são o meio pelo qual podemos entrar em contato com outras crianças e adultos.

Dizemos muitas vezes que as crianças são os homens e mulheres de amanhã; é no entanto igualmente certo que os homens e mulheres de hoje eram as crianças de ontem, e muitos deles não conhecem nada a respeito de Deus. Será porque não tiveram oportunidade de ouvir o Evangelho quando eram crianças? Ou será que ouviram, mas não encontraram em nós bastante amor cristão e companheirismo para ganhá-los para Deus? É muito difícil influenciar para Deus (do ponto de vista humano) uma pessoa com idéias já formadas; há no entanto uma maneira de consegui-lo, isto é: através dos filhos. Pode parecer isso muito bem na teoria, mas será assim na prática? Sim, certamente!

No Rio de Janeiro tivemos o privilégio de trabalhar entre o povo de duas  favelas. Descobrimos que a maneira de alcançar os adultos era através das crianças. Uma criança sente muito bem se o nosso interesse nela é questão de dever, ou porque possuimos realmente um amor cristão genuíno por ela, da mesma maneira como sente qualquer preferência de classe que fizermos. 

Em uma das favelas encontramos uma das familias suscetível às nossas visitas porque as crianças frequentavam a nossa reunião de companhias (escola dominical), e por esta razão tornamo-nos amigos. Pouco depois, por intermédio dessa família, conseguimos contato com mais outras e em breve tínhamos conseguido que muitos lares abrissem suas portas para falarmos do amor do Salvador e algumas famílias até permitiram que realizássemos reuniões em suas casas. 

Com grande prazer vimos estes pais com seus filhos convidando seus vizinhos, não apenas para ouvir o Evangelho em seus lares, mas até para assistirem às reuniões em nosso salão. Algumas crianças aceitaram o Salvador, e, tendo-as ensinado a tocar instrumentos e pandeiros, nós as levamos muitas vezes às reuniões ao ar livre na cidade, para ajudar com a música. A presença delas atraiu muita gente, e, tendo vindo apenas para ouvir as crianças, permaneceram para ouvir a mensagem de Cristo e subsequentemente aceitaram a Jesus como seu Salvador.

O nosso alvo não é apenas interessar e entreter crianças, mas ganhá-las para Deus, crendo que, no interesse da humanidade, é muito melhor salvar a criança do pecado do que salvá-la depois de ter feito a sua vida um destroço humano.

Ano da Criança. Que fizestes até agora neste sentido? É agora a vossa grande oportunidade de ajudar ao Salvador para ganhar os vossos próprios filhos e os de vossos amigos. Tendes falado acerca de Jesus a uma criança neste ano? Tendes vos esforçado pessoalmente para ganhar ao menos uma criança para Jesus este ano?

As crianças de hoje dependem de vós, e certamente não as desapontareis, não é?

Alfred Ford - Capitão

______________

2 comentários:

  1. Do Facebook:
    Raimundo Mendes Não poderia esquecer! O "embaixador da CONTRIBUIÇÃO PLANEJADA" no Brasil.


    RL Abadie Como esquecer a pessoa que teve a paciencia de me ensinar tocar alto porque ele queria fazer uma banda no corpo do Bosque? Ele vinha para a minha casa (rua Loefgreen) de bicicleta para dar aulas a Dominique e a min. Un santo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado de verdade! Ele foi um frequentador de minha casa quando era pequena e nós cuidávamos do cachorro dele quando tinha que viajar.Brinquei muito com Delice e Lester. Abraços,
    Antonia Ortega

    ResponderExcluir