quarta-feira, 14 de maio de 2014

Ronald Manning - "A Glória da Cruz"

Ronald e Mary Manning foram os primeiros missionários da Nova Zelândia que serviram a Deus no Brasil. Tive o privilégio de trabalhar com eles no Colégio de Cadetes (seminário salvacionista), no ano de 1973, ano em que me casei (Mary inclusive foi quem fez o nosso bolo de casamento!).  Agradeço ao bom colega Manning por atender ao meu pedido e colaborar com seu abençoado sermão, enviando-o desde a Nova Zelândia, onde vivem durante sua aposentadoria. Ronald, no entanto, compartilha comigo seu interesse grande em viajar e virá muito em breve pela primeira vez à Finlândia!



A Glória da Cruz

Leitura bíblica: João 19:17, 18; 20:19-23.

... veio Jesus, pôs-se no meio... (20:19)

Tem sido uma bênção e um privilégio participar deste congresso divisional - sentir o entusiasmo e a alegria e observar uma fome e uma sede reais pelas bênçãos que Deus, nosso Pai, tem-nos prometido por meio de Seu Filho Jesus.

Muitos de nós conhecemos bem a passagem na qual encontramos estas simples e significativas palavras:

... veio Jesus, pôs-se no meio...

Jesus havia sido crucificado; Seus primeiros discípulos estavam desanimados e temerosos e reuniram-se em Jerusalém, atrás de portas fechadas! De repente, enquanto estavam ali reunidos, compartilhando o seu desencorajamento e suas frustrações, algo muito maravilhoso aconteceu: o Senhor Jesus, a Quem eles tanto amavam, que morrera por eles na cruz do Calvário e ressuscitara de entre os mortos, entrou na sala!

Sim, o mesmo Jesus que eles conheceram, e em cujos pés sentaram-se, cujas palavras ouviram... Ele veio e pôs-Se "no meio" deles! Que experiência maravilhosa e inesquecível!

Há muitos relatos no Novo Testamento nos quais lemos que o Senhor Jesus esteve "no meio" - ocupando o lugar central, o lugar de proeminência.

Você pode lembrar-se deles rapidamente?

- Quando somente com doze anos de idade, os pais e Jesus encontraram-nO sentado no meio de mestres, ouvindo-os e interrogando-os (Lucas 2:46).

- Uma das maiores promessas que nosso Salvador fez foi esta: Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles (Mateus 18:20).

- Quando o Salvador foi crucificado na cruz do Calvário, foi crucificado "entre dois ladrões"... Jesus... que morria por todos, encontrava-Se na cruz central... "no meio".

Não há dúvida de que Deus deu a Seu amado Filho, nosso Senhor, o lugar central. Ele Lhe deu a proeminência, o lugar de autoridade... e o Nome que está acima de todo o nome.

A pergunta agora é...

Temos nós feito o mesmo? Temos Lhe dado o primeiro lugar nos nossos corações e nas nossas vidas, no nosso trabalho e em todo o nosso serviço para Ele?

Deus deu o LUGAR CENTRAL a Jesus... Ele O colocou "no meio"! Temos feito o mesmo?

Minha preocupação é apresentar esta mensagem nos termos mais simples possíveis, e quero dizer o seguinte:

O segredo da vida cristã vitoriosa e efetiva está em convidar o Senhor Jesus a ocupar o lugar central em seu coração e em sua vida, e isto sem reservas, com alegria e incondicionalmente.

Qual será o resultado se fizermos exatamente isto?


1. Se o Senhor Jesus ocupar o lugar central de sua vida - sua vida será repleta de paz.

A primeira coisa que Ele fez ao chegar naquela sala e por-Se "no meio" deles foi estender Sua mão e dizer: Paz seja convosco (v.19).

E a primeira coisa que acontece quando você convida o Senhor Jesus para ocupar o lugar central de seu coração e de sua vida é uma paz maravilhosa que inunda toda a personalidade - a Sua paz... aquela paz que excede todo o entendimento (Filipenses 4:7).

Será que você tem esta paz?

Oh! como os discipulos necessitavam desta paz! Eles estavam cheios de medo, de dúvida e de desapontamento... e, de repente, tudo se transformou porque Jesus estava presente "no meio" deles!

Se entendo bem esta congregação, tenho certeza de que há pessoas aqui cujas vidas estão repletas de frustração e derrota...

S você ainda não aprendeu o segredo de experimentar a paz de Deus no seu coração, bem, o Senhor Jesus está aqui, no "nosso meio", ansioso e desejoso por oferecer-lhe a Sua paz.

Estes são dias nos quais as vidas de muitas pessoas estão constantemente repletas de frustração... não é somente nas novelas de TV que isto acontece... Os médicos dizem que uma grande porcentagem das pessoas sofre do que é conhecido de "neurose da ansiedade"...

Vão deitar amedrontadas... acordam amedrontadas e durante o dia todo carregam fardos que fazem com que assim se sintam.

Este monstro misterioso chamado medo assume o controle... as pesquisas revelam que nunca houve um tempo quando tantas drogas foram fabricadas como têm sido nos dias atuais... e por que isso acontece? Porque muitas pessoas estão dominadas pelo medo, pela ansiedade, pela preocupação: suas vidas estão cheias de frustração e derrota...

Infelizmente isto é também verdade com relação a muitos cristãos...

Será que estou falando a alguém que está exatamente nesta condição?

Se tão somente você pedir ao Senhor Jesus que fique "no meio"... Ele expulsará aquele medo, aquele sentimento de insegurança. Ele lhe dará a sua maravilhosa paz!


2. Se o Senhor Jesus ocupar o lugar central de sua vida - sua vida será repleta de gratidão.

Em outras palavras, sua vida será não somente repleta de paz, mas repleta de gratidão. Veja o que diz o versículo 20. Quando Jesus chegou e pôs-se "no meio" deles, lhes mostrou o lado e as mãos... e sabemos a reação imediata que tiveram!

Suponhamos que nosso Senhor chegasse aqui, nesta noite, em forma visível, e mostrasse Suas mãos feridas e as marcas deixadas pela lança, no Seu lado... e pelos espinhos em sua testa... Você sabe o que aconteceria?

- Seríamos dominados por um profundo sentimento de gratidão, cairíamos de joelhos aos Seus pés e diríamos: "Senhor Jesus, estas são as marcas de Tua paixão, e elas falam do sangue vertido por nós na cruz do Calvário!"

- Se Jesus chegasse "em nosso meio" e expusesse a evidência de Sua morte e, portanto, de Seu amor por nós, seríamos inundados por um profundo senso de gratidão!

Sabem, meus amigos, creio que isto é o que está errado com alguns de nós...

- As nossas vidas não mostram sinais de gratidão ao Senhor por Seu amor sacrifical!

- Sabemos que Ele morreu por nós - temos plena certeza da realidade da doutrina da redenção - mas não recebemos uma revelação do Seu Calvário de amor... não nos ajoelhamos diante dEle... não tivemos nosso espírito quebrantado...

Que o Espírito abra nossos olhos para vê-lO como Ele realmente é... e que isto aconteça agora, "em nosso meio"! Nossas vidas serão não somente inundadas de paz, mas também com uma profunda gratidão por Seu sofrimento e sacrifício.


3. Se o Senhor Jesus ocupar o lugar central de sua vida - sua vida será repleta de alegria.

No versículo 20 lemos que, quando Jesus chegou, pôs-se no meio... ficaram muito alegres (B.L.H.). Repletos de paz, de gratidão e também de alegria!

Muitos livros têm sido escritos sobre "O segredo da vida cristã feliz", mas posso contar-lhes este segredo com apenas cinco palavras: veio Jesus, pôs-se no meio ... pois quando Ele ocupar, de fato, o lugar central em sua vida, então você conhecerá a alegria do Senhor que é inefável e repleta de glória: alegria tal qual você nunca experimentou antes!

- É claro que isto não significa que, necessariamente, suas condições externas mudarão.

- Isto não significa que você nunca mais terá problemas e desafios ou que você não será tentado... que você não sofrerá perda nem experimentará a enfermidade.

Mas significa que, se o Senhor Jesus estiver no lugar central, você terá esta alegria bem dentro do seu coração e de sua alma, independente das circunstâncias que lhe possam cercar.

Paulo e Silas experimentaram a alegria do Senhor quando estavam na prisão com seus pés no tronco e com suas costas sangrando - pois a Bíblia relata que, à meia-noite, quando seus espíritos estavam completamente abatidos, eles estavam cantando louvores a Deus!

O Senhor está no meio de ti... ele se deleitará em ti com alegria... regozijar-se-á em ti com júbilo (Sofonias 3:17).


4. Se o Senhor Jesus ocupar o lugar central de sua vida - sua vida será útil.

Quando Jesus Se colocou "no meio" deles, disse: Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio (v.21).

Esta pode ser, sem dúvida, uma das maiores declarações registradas nos Evangelhos. Pense nisto! Da mesma forma como o Pai enviou o Senhor Jesus das alturas da glória até este mundo, para ser o Salvador de homens e mulheres, o Senhor Jesus nos envia ao mundo para buscarmos e salvarmos o perdido, e para sermos Suas testemunhas!

Sim, se o Senhor Jesus estiver no trono de sua vida - sua vida será útil.

Um jovem escreveu em seu diário, no final do dia: "Enquanto orava nesta manhã, o Senhor me disse para falar a dez de meus amigos sobre Ele. Sinto que falhei, pois falei somente a sete, contudo, louvado seja o Senhor, três daqueles com quem falei O aceitaram como Salvador!"

Você concorda que o Senhor estava "no meio" da vida daquele jovem, que Ele o estava usando como um ganhador de almas?

Que impacto poderíamos causar pelo Evangelho se cada um de nós pedisse ao Senhor, a cada dia, que usasse nossas vidas para a Sua glória!

Quando alguém perguntou ao Fundador por que Deus o usou para a salvação de tantas almas, ele respondeu: Houve um momento quando Deus passou a possuir tudo o que existia de William Booth!

Meus prezados ouvintes, se vocês O convidarem para que Ele ocupe o lugar de proeminência em suas vidas - suas vidas serão repletas de paz, de gratidão, de alegria e também serão úteis.

Finalizando...


5. Se o Senhor Jesus ocupar o lugar central de sua vida - sua vida será poderosa.

No versículo 22 lemos que , quando Jesus estava "no meio", soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.

Suas vidas tornaram-se poderosas - eles receberam "forças para viver"

Você certamente assistiu ao comercial de TV que apresenta o testemunho bem conhecido do jogador cristão Silas, do São Paulo Futebol Clube, aconselhando as pessoas a que telefonem para um número e recebam uma cópia gratuita do livro "Força para Viver".

É disto que você precisa?

Às vezes sentimo-nos tão fracos! Fracos em nosso viver diário, fracos em nosso testemunho, fracos quando encaramos as tentações que nos rodeiam.

Mas a palavra do Senhor é: Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas... (Atos 1:8).

Quando o Senhor chega "em nosso meio" este poder é liberado em nossas vidas e, então, milagres começam a acontecer, pois não somos nós quem fazemos a obra... é Ele Quem a faz!

Concluindo,

Você não quer convidar o Senhor Jesus, talvez pela primeira vez, para que ocupe a posição central em sua vida, em seu lar, em seu trabalho e em tudo o que se relacione a você?

Talvez haja alguns de nós que, mesmo que tenhamos pedido a Ele que reine em nossas vidas, e tenhamos Lhe dado o lugar central, queiramos reafirmar que é nosso desejo que Ele continue a ocupar o lugar proeminente, de forma que o Seu nome possa ser glorificado, e que possamos estar cada vez mais repletos

... de paz
... de gratidão
... de alegria
... de utilidade
... de poder.

Amém!
___________________________



Nas fotos: 1- os sete netos de Ronald e Mary 
2 - nosso conhecido Stuart , esposa Fay e filha 
3 - Vikki, viúva do saudoso Christopher, e seus filhos.



Quando trabalhei com os Mannings, o adolescente Christopher gostava de conversar e estar comigo, doce lembrança que tenho dele.



Com os oficiais do Colégio de Cadetes (seminário salvacionista), os cadetes do ano de 1973.



O bolo do nosso casamento, preparado por Mary certamente com suas auxiliares.

_________________

Divulgue esta postagem com pessoas que conheceram os Mannings!

_________________

4 comentários:

  1. Querido amigo Mj. Franke, obrigada pelas belas relíquias que você está nos permitindo ler. Que ideia maravilhosa. Um grande abraço pra vocês.

    Vilma Rosa Goncalves
    São Paulo-SP

    ResponderExcluir
  2. Muito abençoada a mensagem, e precisamos mesmo dar a Jesus o lugar central em nossas vidas! Estamos presenciando cada tragédia de assustar porque o povo está esquecendo de dar prioridade a Jesus em suas vidas!
    E o coração bateu mais forte em vê-los nas fotos... Quanta recordação e saudade!
    Sonia Pereira
    Belo Horizonte-MG

    ResponderExcluir
  3. Saudades do casal Manning, gente "de fino trato" como poucos! A mensagem foi muito abençoada, pois nos faz refletir se realmente temos posto o Senhor Jesus no centro de nossas vidas. Com mais idade, ou seja, idosos, vemos que as provações vão aumentando e a nossa fé vai sendo testado como nunca, por isso que possamos nos aproximar cada vez mais do Nosso Salvador para continuarmos firmes!

    ResponderExcluir
  4. Gosto demais do Manning e ele foi um dos que me levaram a Cristo; na minha juventude ele foi vital para minha estabilidade no evangelho. Sempre que me lembro dele medito se eu estaria com Cristo hoje sem a intervenção dele na minha vida
    Daniel T.B.Gama
    SJCampos-SP.

    ResponderExcluir