sexta-feira, 23 de maio de 2014

Dimas J. Barrault - "Ocultismo"

Este artigo, que o então capitão Dimas J. Barrault escreveu para o "El Cruzado", de sua terra, a Argentina, transcrevi quando era redator do "Brado de Guerra", no ano de 1998.  Conhecido de muitos salvacionistas, por ter trabalhado no Brasil de 1986 a 1994, Dimas escreveu um artigo que parece "fora de lugar", se pensarmos em "sermões antigos", no entanto, foi atual na época da publicação e continua sendo atualíssimo, merecendo ser divulgado por muitos salvacionistas e irmãos de outras igrejas, leitores deste blog4. 
(E desde 1998, o quanto mais matéria poderia ser acrescentada sobre o assunto!)


A foto, cedida por sua nora, atualmente no Colégio de Cadetes em São Paulo, mostra que Dimas não se esqueceu do Brasil! Esperamos publicar oportunamente mensagem do colega - ainda em serviço ativo na sua terra - ocasião quando publicarei novas fotos dele e de sua família.
_________




O C U L T I S M O
O C U L T I S M O

O que é ocultismo?

É algo que tem a ver com tudo o que é oculto, coisas escondidas, secretas e misteriosas, sendo Satanás a sua fonte.

Os meios de sua atuação são, principalmente: astrologia, bruxaria, curandeirismo, horóscopo, macumba, umbanda, magia negra e branca, quiromancia, adivinhação., invocação aos espíritos e aos mortos, pedras, bolas de cristal, proteção astral, yoga, fitas e braceletes, festas satânicas, rock, espiritismo etc.

A Palavra de Deus é clara ao nos advertir sobre isso: ... o Espírito nos afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios (1 Timóteo 4:1).

Por que o homem se interessa por ocultismo?

É um paradoxo que, em um tempo de avanço científico, educativo e tecnológico muitos ainda estejam sendo enganados. Temos que reconhecer que junto com esses avanços humanos a busca do oculto tem-se acentuado.

O interesse pelo ocultismo deve-se a:

1. Um vazio espiritual ocasionado pela falta de Jesus Cristo na vida. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16). 

2. Curiosidade humana Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres, segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se a fábulas 
(2 Timóteo 4:3-4).

3. Um acúmulo de necessidades e a tentativa de acalmá-las. Todos desejamos algum tipo de resposta para a nossa razão de viver, e esse mundo oculto é mais atraente, pelo menos aparentemente, para as inquietações humanas. O astrólogo traça o horóscopo da pessoa e os búzios, o tarô, as pedras etc. prometem orientação; enquanto o médium engana-se dizendo que a coloca em contato com um ente querido que está em outra dimensão, ocasionando revelações sem fim. Se a pessoa não está firme na sua vida, vai achar que essas experiências são o máximo.

Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal cousa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança de diante de ti (Deuteronômio 18:10-12).

Que materiais o ocultismo utiliza?

Inumeráveis, muitos de uso comum e que em si são essencialmente maus, como, por exemplo:

A televisão. Sendo que os meios de comunicação são uma força poderosa para influenciar os homens, devemos ter o cuidado de instruir os nossos filhos ao que devem assistir, pois a maioria dos programas , inclusive vários chamados "programas culturais", apresentam valores anticristãos prejudiciais ao homem, com permissividade, sexo, pornografia, adultério, violência, ocultismo etc.

Existe somente uma maneira de se obter valores cristãos que podem ajudar-nos a enfrentar as tentações da vida: lendo e meditando no que diz a Bíblia, onde se encontram os princípios morais que urgentemente necessitamos hoje em dia.

Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste. E que desde a infância sabes as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a edificação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra (2 Timóteo 3:13-17).

Mas também: os jogos de origens místicas, especialmente praticados nas escolas como, por exemplo, a tábua de ouija, com o alfabeto, números, um "sim" e um "não", e sobre a qual um pêndulo se move de acordo com a pergunta formulada, apontando a resposta.

Fitas usadas como braceletes. Isso é muito comum e muitos as usam como um enfeite ou como superstição. De qualquer forma, a sua origem é satânica. A umbanda e a macumba, como qualquer outro movimento africano, as utilizam para dar o significado diário da vida da pessoa que as usa, pois as cores têm um  sentido especial para quem as possui.

Assim diz o Senhor Deus: Ai das que cosem invólucros feiticeiros para todas as articulações das mãos e fazem véus para cabeças de todo o tamanho para caçarem almas! Querereis matar as almas do meu povo e preservar outras para vós mesmos? Vós me profanastes entre o meu povo, por punhados de cevada, e por pedaços de pão, para matardes as almas que não haviam de morrer, e para preservardes com vida as almas que não haviam de viver, mentindo assim ao meu povo que escuta mentiras. Portanto assim diz o Senhor Deus: Eis aí vou eu contra vossos invólucros feiticeiros, com que vós caçais as almas como aves, e as arrancarei de vossas mãos; soltarei livres como aves as almas que prendestes (Ezequiel 13:18-20).

Astrologia, tarô, adivinhação, parapsicologia, viagens astrais. Muitas pessoas perdem o seu sono e consequentemente o descanso adequado ao se preocuparem com o futuro e perguntando pelo amanhã, fazendo estas perguntas: "Quem sou? O que me acontecerá no futuro?"

É nessa busca que sutilmente se cai nas mãos dos adivinhos e astrólogos sem se dar conta de que tudo isso é um grande negócio para eles e que deixam uma pessoa presa ao capricho de outra pessoa. Tudo gira na suposição de que pela combinação das estrelas, dos planetas, das gravuras das cartas e de outros elementos pode-se prever o destino.

Pelo que sobre ti virá o mal que por encantamentos não saberás conjurar, tal calamidade cairá sobre ti, da qual por expiação não poderás te livrar; porque sobre ti de repente virá tamanha desolação, como não imaginavas.  Deixa-te estar com os teus encantamentos e com a multidão de tuas feitiçarias em que te fatigaste desde a tua mocidade; talvez possas tirar proveito, talvez com isso inspirar terror. Já estás cansada com a multidão de tuas consultas! Levantem-se, pois, agora os que dissecam os céus e fitam os astros, os que em cada lua nova te predizem o que há de vir sobre ti. Eis que serão como restolho, o fogo os queimará; não poderão livrar-se do poder das chamas; nenhuma brasa restará para se aquentarem, nem fogo para que diante dele se assentem. Assim serão para contigo aqueles com quem te fatigaste; aqueles com quem negociaste desde a tua mocidade; dispersar-se-ão, cambaleantes, cada qual pelo seu caminho; ninguém te salvará (Isaías 47:11-15).

Festividades, desenhos animados, rock, símbolos. Dentro da categoria de festas podemos mencionar especialmente uma que está sendo introduzida à nossa cultura e que de fato é satânica - Halloween - na qual se festeja o senhor da morte. Para muitos, essa festa é algo inocente, para "divertir as crianças", e cada vez mais popular (até mesmo em igrejas!).

Os desenhos animados atuais incluem também um forte ensino ocultista, inculcando na mente das crianças toda a prática satânica como algo natural e ideal. Não há nenhum desenho atual que não tenha algo a respeito disso. Alguns dos mais assistidos são os "Cavaleiros do Zodíaco" e os "Power Rangers" e é por isto que devemos analisar o que os nossos filhos estão assistindo para tomar as necessárias precauções.

No campo musical  Satanás tem a sua força especial no rock. Se você é jovem e gosta de rock, precisa saber que as garras de Satanás estão firmemente no seu pescoço e que quanto mais você escuta mais ele o aperta. Os demônios de Satanás estão agindo como destruidores da sua alma jovem. Muitos escutam música de adoração a Satanás sem se darem conta por desconhecerem a letra. Por exemplo: "Campainhas do Inferno", do grupo AC/DC: "Satanás vai-te agarrar e ao inferno vai-te arrastar; ninguém lhe resiste. Se fazes o mal, meu amigo serás. Te levarei ao inferno, vou-te agarrar. Satanás te possui. Campainhas do inferno."

Atualmente também se divulgam mensagens por meio de símbolos que a juventude usa com agrado sem saber que muitos deles são uma afronta direta ao Deus verdadeiro. Essas mensagens são levadas, de forma consciente ou não, a todos os que olham para esses símbolos.

Criança, jovem e adulto:

Jesus Cristo é a Sua esperança!

O diabo tem estado e sempre estará enganando àqueles que brincam com essas coisas. Sim, existe ajuda para você se livrar de suas garras, há uma saída, e a primeira coisa que você deve fazer é reconhecer que se encontra no meio de uma batalha espiritual pela posse de sua alma. Os problemas que você tem tido vêm de Satanás para lhe atrapalhar. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar (1 Pedro 5:8).

É por isso que a saída é Jesus. Ele pode livrá-lo, mas você deve aceitá-lO e recebê-lO como Salvador. 

Não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento (2 Pedro 3:9). 

O sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo o pecado 
(1 João 1:7).

A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber, aos que crêem no seu nome (João 1:12).

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor (Romanos 6:23).

Deseja livrar-se de Satanás e aceitar a Jesus Cristo como o seu Salvador? Seja sábio e receba a vida que é Jesus Cristo.

Procure uma igreja que pregue o Cristo vivo, assentado à destra de Deus. Aceite-O em sua vida e comece a viver!

___________________

2 comentários:

  1. Sobre o YOGA, que o colega menciona no texto, tão difundido e praticado até por crentes, transcrevo, como motivo de alerta, o que li no livro abaixo:
    "Yoga é vendido no ocidente como 'a arte de viver'. Mas é realmente a arte de morrer! Yoga é realmente embrulhado em reincarnacão... Reincarnacão é um ciclo sem esperanca em que as almas passam adiante da alma para o corpo e do corpo para a alma, sem nunca ter fim... o alvo do hinduísmo é sair desse ciclo. E o escape de todo esse viver-e-morrer é através do Yoga" (Yoga... is sold to the west as the art of living. But it is really an art of dying! Yoga is really all wrapped up in reincarnation... reincarnation is a hopeless cycle where souls pass on from body to soul, to body to soul. It's endless. The aim of all Hinduism is to get out of this cycle... and the escape from all this living and dying is through Yoga" (pag. 145 "GODS OF THE NEW AGE", written by Caryl Matrisciana (Harvest House Publisher). Desconheco se foi traduzido para o português, o que o leitor poderá averiguar por si.

    ResponderExcluir
  2. O ocultismo está tão proliferado em todas as camadas da sociedade e em todos os meios de comunicação que não se pode chamá-lo mais de ocultismo. Só através do estudo da Palavra de Deus que nós cristãos conseguiremos identificar a sua atuação.

    ResponderExcluir