segunda-feira, 14 de abril de 2014

Carl S. Eliasen - "Próxima Estação: Paraíso"



Ainda que tenha anunciado as duas mensagens de Páscoa publicadas seguidas, dos chefes territoriais Abadie e Behrendt, algo "martelava na minha cabeça" que deveria publicar entre elas um artigo de que gosto muito, de Carl S. Eliasen, cuja foto vem a calhar novamente, pois ele está entre Abadie e Behrendt.


Próxima Estação: "PARAÍSO"!

Artigo publicado no "Brado de Guerra - contra todo o mal", no número da Páscoa de 1998.

O título deste artigo, um anúncio feito pelo condutor do trem, é uma rotina cotidiana ouvida pelos usuários do metrô de São Paulo.

Espiritualmente falando, porém, trata-se do maior milagre e da maior mensagem dada à humanidade, inicialmente proclamada por um anjo às mulheres tristonhas que cedo de manhã foram ao sepulcro para ungir o corpo daquele que pensavam ser o defunto Jesus.

Desde então, essa proclamação estende-se a todas as épocas: Não temais! - disse o mensageiro celestial - Sei que buscais a Jesus que foi crucificado, Ele não está aqui: ressuscitou! (Mateus 28:5 e 6)

Quando os conquistadores espanhóis, usando de um tradutor quéchua, falaram ao inca Atahualpa que Jesus havia sido morto na cruz, ele mostrou o "sol" que naquele momento começava a desaparecer no ocaso, e disse: "Meu deus é diferente, ele ainda vive!"

O que Atahualpa não sabia é que mesmo o astro-rei terá o seu fim (Mateus 24:29; Apocalípse 6:12; 2 Pedro 3:10) e também que Jesus morreu, mas no terceiro dia ressuscitou!

Não pretendemos aqui entrar em detalhes ou debate teológicos sobre o "paraíso" - nossa intenção é regozijarmo-nos objetivamente no triunfo da Páscoa cristã: Tragada foi a morte pela vitória! (1 Coríntios 15:54)

Na Bolívia, junto ao famoso e legendário Lago Titicaca, lugar turístico muito visitado, está o povoado de Copacabana. Faz alguns anos, tive a oportunidade de visitar o local com a minha esposa. Não podemos deixar de sentir o espírito religioso reinante e a influência da fé católica, claramente evidenciada no morro vizinho, onde marcos bem definidos das doze estações da crucificacão têm sido artisticamente reproduzidos. Esquecendo as demandas físicas da altura e desafiado pela beleza da natureza, em companhia de um colega oficial boliviano, decidi subir até o topo...

A décima segunda e última estação, representa o túmulo pertencente a José de Arimatéia, onde ele, que também era discípulo do Mestre, permitiu que o corpo fosse colocado (justamente o lugar visitado pelas mulheres). Ao chegar a essa estação, movido pela fé que nós os cristãos professamos e conhecemos no íntimo da alma como uma experiência real e muito pessoal, senti que faltava algo e comentei isso com o meu companheiro: "Certamente esqueceram-se da estação mais importante - a ressurreição!"

Ao visitar a Rússia, Billy Graham perguntou a um bispo local, seu anfitrião, se na sua opinião havia alguma coisa faltando na pregação "Graham"? - "Sim", disse o bispo russo, "você prega convincentemente sobre a cruz, mas muito raramente menciona a ressurreição. O grande evangelista do século tomou bem nota desta observação. 

É verdade, caro leitor, a ressurreição é o maior milagre e a maior mensagem! Jesus declarou: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra viverá (João 11:25); e Paulo afirma: Se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé (1 Coríntios 15:17). E aos filipenses declarou: Considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por amor do qual perdi todas as cousas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo... e conhecer o poder de sua ressurreição (Filipenses 3:8 e 10).

A ressurreição não é somente o acontecimento histórico que mudou na Igreja o sábado dos judeus para o primeiro dia da semana, o domingo dos cristãos; ela é o tema central da mensagem dos apóstolos depois do Pentecoste, é a realidade que dá vida, propósito, segurança e esperança à experiência dos salvos. É a décima terceira estação omitida no morro de Copacabana (Titicaca); talvez por ser ela também a primeira em uma série de estações que a Bíblia classifica como "Novidade de vida": 

Fomos sepultados com Cristo na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela gória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida (Romanos 6:4). Se alguém está em Cristo, é nova criatura: as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas (2 Coríntios 5:17).

Façamos, então, a pergunta lógica e consequente que se levanta: Será que todos temos esta experiência essencial? Ou será que na sequência de estações espirituais de nossa vida está faltando a mais importante?

Concluindo... 

Meu cunhado, Wanthir Santos, que era Secretário Internacional dos "Gideões" na América Latina, com escritório em Nashville, Tennessee, EUA, destacou-se no meio evangélico como um crente fiel e ativo na Igreja. Faleceu ainda jovem, vítima de um enfarto do miocárdio. A trabalho em São Paulo, hospedou-se em um hotel no centro da cidade, onde, na manhã de 3 de abril de 1967, foi encontrado sem vida por um irmão Gideão que o visitara. No criado-mudo estava a sua Bíblia, aberta na passagem de Lucas 23:39-43, e o livrete devocional para o dia, cujo texto principal era HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO (VS. 43).

A vitória da vida sobre a morte! 
É isso o que celebramos no Domingo da Ressurreição

__ + + + ____0 Y¤__


4 comentários:

  1. Paulo, o mesmo texto que meu pai iria pregar no ar livre no dia e m que foi atropelado. Seu amigo e grande orador presbiteriano. Pr Oswaldo Emerich pregou o seu sermão no enterro usando as notas do papai. Interessante.
    > Obrigada,
    Marli (Valente) Spieker

    ResponderExcluir
  2. Muito bom rever sermões dos bons tempos!
    Abraço,
    Daniel Gama

    ResponderExcluir
  3. Eu me lembro muito bem do Wanthir. Eu me lembro dele jogando bola com a gente em Suzano. E ele morreu pouco depois de eu sair do Brasil em marco de 1967. Eu nao sabia do detalhe que ele tinha a biblia aberta naquela passagem...

    Albert Heinzle
    Florida - EUA

    ResponderExcluir
  4. Não é fácil para um ser humano sensivel, que pensa, saber que desde que nasce está exposto à morte fisica, independente da idade que tem e isto é uma provação para os que ficam. Que Deus permita que haja um avivamento na nossa fé e a cada perda, lembremos que o Senhor Jesus, assim como ressuscitou, prometeu a todos que crerem Nele, uma vida eterna, onde, creio, voltaremos a encontrar todos os nossos queridos que já partiram!
    Neiva

    ResponderExcluir