segunda-feira, 31 de março de 2014

Oswaldo Campos - "A linguagem dos olhos"



Louvo a Deus porque em um mês somente, desde que foi criado este blog4, foi visitado 1.151 vezes!

_______________________________________________

Não me lembro exatamente de quando conheci Oswaldo de Barros Campos, mas de uma coisa eu sei: o servo de Deus esteve envolvido em nomeações sociais, principalmente em nossos lares de menores, praticamente durante toda a sua carreira salvacionista. Oswaldo, no entanto, que teve irmãos pastores, gostava muito de pregar o Evangelho. Recordo-me de suas visitas ao Departamento de Literatura, no Quartel Nacional, sempre com colaborações escritas para que fossem publicadas no nosso jornal "Brado de Guerra" ou revista "Oficial" . Era sempre uma oportunidade também de conversarmos animadamente. Oswaldo foi "promovido à glória" recentemente. Agradeço ao seu filho Abner, que tanto cuidou dele nos últimos anos de sua vida, pelas fotos aqui publicadas.



A LINGUAGEM DOS OLHOS

São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso. (Mateus 6:22)

Ninguém mais do que Jesus Cristo tem conhecimento de que os homens manifestam bondade ou perversidade através do corpo, até mesmo pelo olhar. E em Seu ministério, cujo objetivo foi o de converter o homem e chamá-lo para Deus, Ele de tudo Se lembrou a fim de orientar e preparar um povo aqui na terra, um povo que venha habitar também em um lugar preparado por Ele nos céus, onde existe a verdadeira vida de perfeição cristã.

E, com esse propósito, Jesus nos ensinou e nos alertou sobre pontos importantes quando nos falou sobre o uso da mente (Mateus 8:10), sobre o uso das mãos (Marcos 16:18), e sobre o uso do coração (Mateus 5:8).

Agora, através do trecho das Escrituras acima, Ele nos está falando sobre o uso dos olhos, os quais, segundo Ele, podem ser uma bênção ou mesmo uma maldição para a vida espiritual.

Se fôssemos nos lembrar dos pecados mais sérios, ou mesmo de quase todos eles, talvez constatássemos que a causa desses deslizes foram quase que de modo geral responsabilidade de nossos olhos. 

Deus nos deu um corpo que se movimenta pelos mais variados lugares, e que por isso mesmo requer uma boa direção nesta vida, visto os inúmeros obstáculos que sem dúvida alguma Satanás coloca à nossa frente para impedir nossa marcha para Deus.

O nosso corpo, que hospeda a nossa alma, se orienta por sua própria luz, a qual Jesus chamou de lâmpada (versículo-chave).

1. Se os teus olhos forem bons...

O que vem a ser "olhos bons"? Como eles se comportam?

Podemos entender que olhos bons são aqueles que não se abaixam diante de seus semelhantes, porque não têm do que se envergonharem. São olhos que encaram, de frente, o seu próximo quando com ele conversa.

Olhos bons são aqueles que não se desviam de autoridades, do patrão, do mestre, dos pais e até do próprio inimigo quando esse o defronta. A isenção de culpa parece até capacitar mais o andar ereto do homem, visto não ter a menor preocupação em ser descoberto. 

Olhos bons acodem às necessidades das pessoas sempre que possível, e intercedem por elas, embora muitas vezes não concordem com o que fazem.

Olhos bons não têm tanto prazer nas belezas deste mundo, mas lutam para serem úteis e agradáveis a Deus a Quem servem e adoram com alegria.

Olhos bons são aqueles que nos permitem andar de rosto erguido, mas nunca no sentido de orgulho, o que comprometeria a vida cristâ; simplesmente porque as suas mãos, sua mente e coração estão limpos. E por serem essas qualidades que agradam a Deus, é muito natural que tenhamos tanto olhos quanto andar diferentes, que nos identifiquem como verdadeiros cristãos.

2. E quanto aos olhos maus?

Jesus continua dizendo: Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. (Mateus 6:23)

Olhos maus são aqueles que se abaixam envergonhados. São olhos que não suportam  interrogatórios e que evitam confrontos em certas circunstâncias. São olhos que tentam enganar as pessoas e que estão sempre apressados para não as atender. 

Sãos olhos que se desviam dos necessitados. Olhos que se levantam para condenar, e que não encontram boas qualidades em seus semelhantes. São olhos que não se fecham à noite, mas dão asas à imaginação para arquitetar planos contra o próximo.

Que tremenda responsabilidade Deus deu aos nossos olhos! E Ele nos chama atenção para o fato de que, se forem eles responsáveis por escândalos, que venham comprometer a nossa salvação e nossa vida com Deus, então Ele chega a nos afirmar que melhor teria sido se não os tivéssemos, pois assim Se expressou: Se o teu olho direito te faz tropeçar, corta-o e lança-o de ti, pois te convém que se perca um dos teus membros e não vá todo o teu corpo para o inferno. (Mateus 5:29).

Conclusão:

Caro amigo, se você tiver anseio por ganhar a salvação de sua alma, o que é natural, e ser digno de gozar a vida eterna ao lado de Cristo quando deixar este mundo, então receba-O enquanto é tempo, como  seu Salvador e Senhor. Ele, sem a menor dúvida, irá causar-lhe uma grande transformação de vida! Você passará a ter não somente olhos bons, mas verá também que suas mãos e coração tornar-se-ão verdadeiros servos do Altíssimo Deus, a Quem honrarão, adorarão e servirão.

Que Deus o abençoe!


O Major Oswaldo de Barros Campos foi administrador de obras sociais de grande porte como Arco Verde-MG, Pelotas-RS, Suzano-SP, Meier-RJ (foto) e - juntamente com sua esposa - nos sucedeu na administração do Lar de Jacutinga-MG (foto abaixo), em janeiro de 1990.

Um comentário:

  1. Como Sempre Muito Bom o Conteúdo do Blog Obrigado pelo Enriquecimento historico tentei da outra vez agradecer a postagem do Mjr.Campos pelo blog agora vi que nao foi completada nao saiu... enfim quero Tambem agora e mais uma vez Agradecer ! Grande Abraço Continue sou um Leitor Agradecido dos seus posts DEUS Abençoe Sempre Amigo!...Obrigado

    ResponderExcluir