terça-feira, 25 de março de 2014

Bruno Behrendt - "O exemplo de Neemias"


O Coronel BRUNO BEHRENDT, que veio como missionário da Alemanha para o Brasil na sua juventude, chegou a ser o Chefe Nacional de nossa obra dos anos de 1965 a 1969. Foi ele quem comissionou oficiais a nossa turma de cadetes. Na foto, Behrendt espera o momento de entregar-nos as nomeações no final da festiva reunião naquele início do ano de 1966. Na plataforma do Corpo Central de São Paulo, percebo a minha expectativa na foto. Para onde eu iria trabalhar para o Senhor pela primeira vez? Behrendt nomeou-me oficial dirigente do Corpo de Joinville-SC, do qual fora fundador nos anos 30. Talvez meu sobrenome alemão tenha influenciado a decisão?

No nosso programa de comissionamento foi publicada a sua mensagem aos novos tenentes "Pregoeiros da Fé", uma mensagem-alavanca, a qual transcrevo abaixo, na esperança de que inspire os servos atuais do Senhor na sua missão:


Prezados "Pregoeiros da Fé"

Ao sairdes, em nome de Jesus, para iniciardes a carreira de oficiais salvacionistas, aconselho-vos a tomar como padrão o destemido servo do Senhor, NEEMIAS.
 Seu exemplo vos inspirará.

EIS SUA MENSAGEM CORAJOSA:

Não é bom o que fazeis, porventura não deveis andar no temor do vosso Deus? (5:9)

EIS A SUA FÉ:

Ah! Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível! Que guardas a aliança e a misericórdia... (1:5)

EIS SUA ORAçÃO:

Concede que seja bem-sucedido hoje o teu servo. (1:11)

EIS SEU OTIMISMO:

O Deus dos céus é quem nos dará bom êxito! Deus pelejará por nós! (2:20)

EIS SEU PROPÓSITO:

Vinde, pois, reedifiquemos os muros de Jerusalém. (2:17)

EIS SUA PERSEVERANçA:

Estou fazendo grande obra... não poderei descer porque cessaria a obra. (6:3)

EIS SUA FIDELIDADE:

Homem como eu fugiria? (6:11)

Nisto meditai sempre!

____________

Dentro de poucas semanas publicaremos uma mensagém de Páscoa do Coronel Bruno Behrendt. 

_____________


3 comentários:

  1. Embora não tenha aparecido na foto, lembro-me bem que sou eu, estou na forma de uma moldura e recordo-me perfeitamente que estou ao seu lado, Paulo Franke coberta pelo Cel. Bruno Behrendt.
    Como esquecer esse dia!
    Ali está a moldura de uma Pregoeira da Fé.

    Coragem - Fé - Oração - Otimismo - Proposito - Perseverança - Fidelidade!

    Tal qual a foto, deveria eu, ter colocado em uma linda moldura essas palavras para que jamais fossem esquecidas.
    Lamentável erro!
    Talvez se tivesse feito, não teria permitido que a vida com seus problemas me fizessem esquecer de tão importantes votos à nós dirigidos naquele dia! Deveria ter mantido a vista como um quadro que fica sempre exposto numa parede.
    Obrigada amigo Paulo, estou certa que sabe que tocou-me!
    Somos os últimos Pregoeiros, antes era apenas você, mas reapareci pela misericórdia do Senhor e cada um, a sua maneira, continuamos nossa missão de apregoar Jesus a toda criatura!

    ResponderExcluir
  2. Lembro-me mt bem do coronel Behrendt. Sempre alegre e animado com sua concertina. Suas msg eram objetivas e motivadoras. Nessa época eu tinha 11 anos, mas, uns dois anos mais tarde, em um dia de juventude no Lar do Meier, após uma msg transmitida por ele, decidi engrossar as fileiras do ES como J. soldado, acho que a OD de Neves era a Celi Santos. Logo depois, (68/69 ?), o já então experiente Cap. Franke chegava em Neves, tempo em que pude ajuda-lo a trazer (e levar ) mais de 30 crianças/adolescentes oriundas das comunidades próximas, para as reuniões dominicais. Hoje , tarefa talvez inviável pela falta de segurança nesse acesso. Mas estou certo que muitos daqueles jovens, ainda que em outras igrejas, guardaram a "semente" que certamente lhes ajudaram a trilhar um bom caminho... (Francisco S V Filho)

    ResponderExcluir
  3. Bruno Behrendt é também conhecido como grande poeta no meio salvacionista. É dele a traducão das estrofes de um inspirado hino, que inclusive foi o artista John Wayne que inspirou o autor a escrevê-lo. Leia a interessante história:

    http://www.paulofranke.blogspot.fi/2013/01/john-wayne-por-tras-de-conhecido-hino.html

    ResponderExcluir