terça-feira, 26 de abril de 2016

Bispo Ildo Swartele de Mello - John Wesley sobre "Predestinacão"


Agradeco ao Bispo Ildo Mello pela cessão deste sermão não antigo, mas
muito oportuno.



John Wesley contra 

"Calvinistas, que negam que a salvação  possa ser perdida, raciocinam sobre este assunto de uma maneira admirável. Eles nos dizem, que nenhuma das lâmpadas das virgens pode se apagar (Mt 25.8); nenhuma colheita prometida pode ser estrangulada pelos espinhos (Mt 13.22); nenhum ramo em Cristo pode ser sequer cortado pela esterilidade (Jo 15.16); ninguém pode sequer "receber a graça de Deus em vão" (2 Co 6.1); ou "enterrar seus talentos" (Mt 25:18); ou "negligenciar tão grande salvação" (Hb 2.3); ou desprezar "o dia da graça" (Mt 23.37; Hb 10:29; 1 Ts 4.8); "olhar para trás" após por suas mãos no arado do Evangelho (Lc 9.62); ninguém pode "entristecer o Espírito" (Ef 4.30) até Ele ser "extinto" (1 Ts 5.19), e não ser capaz de "negar o Senhor que os comprou" (2 Pe 2.1); nem "trazer sobre si mesmos repentina destruição" (2 Pe 2.1). Ninguém, ou nenhum grupo de crentes, pode sequer ficar morno ao ponto de Jesus vomitá-lo de Sua boca (Ap 3.16).

Eles usam resmas de papel para argumentar que se alguém se perde ele nunca foi achado (Jo 17.12; 2 Tm 4:10 e 2 Pe 2:15-22); que se alguém caiu, ele nunca esteve em pé  (1 Co 10.12; Rm 11.16-22 e Hb 6.4-6); se alguém foi jogado fora, ele nunca esteve dentro (Jo 15.6), e "se qualquer um sequer murchou", ele nunca foi verde (Hb 10.38,39); e se qualquer um caiu em trevas espirituais, jamais foi iluminado (Hb 6.4-6); que se você "novamente se entregou às corrupções deste mundo", você nunca escapou (2 Pe 2.20); que se você jogou fora a salvação, você nunca a teve para jogar fora (1 Tm 4.1), e que se você naufragou na fé, não havia nenhuma fé ali (1 Tm 1.19)! Em resumo dizem eles: se você tem, nunca perderá; e se perdeu, nunca a teve. 

Deus nos salve de aceitar uma doutrina que precisa ser defendida por tão falacioso raciocínio!

John Wesley

(Texto traduzido por José Ildo Swartele de Mello que tomou a liberdade de incluir referências bíblicas - texto original em Inglês: http://www.examiningcalvinism.com/files/RollCall/Wesley.html )

Textos Bíblicos

Mateus 25:8 

As insensatas disseram às prudentes: ‘Dêem-nos um pouco do seu óleo, pois as nossas candeias estão se apagando’.

Mateus 13:22 

Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera.

João 15:16 

Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.

2 Coríntios 6:1 

Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus.

Mateus 25:18 

Mas o que tinha recebido um talento saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor.

Mateus 23:37 

“Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram.

Hebreus 10:29

Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça?

1 Tessalonicenses 4:8 

Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo.

Lucas 9:62 

Jesus respondeu: “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus”.

Efésios 4:30 

Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.

1 Tessalonicenses 5:19 

Não apaguem o Espírito.

2 Pedro 2:1 

No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

Apocalipse 3:16 

Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.

João 17:12

Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei no nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição[a], para que se cumprisse a Escritura.

2 Timóteo 4:10

pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, e Tito, para a Dalmática.

2 Pedro 2:15-22

Eles abandonaram o caminho reto e se desviaram, seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o salário da injustiça… Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio. Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido. Confirma-se neles que é verdadeiro o provérbio: "O cão voltou ao seu vômito" e ainda: "A porca lavada voltou a revolver-se na lama".

1 Coríntios 10:12 

Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!

João 15:6 

Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.

Hebreus 10:38

Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele

Hebreus 10:39

Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos.[a]

Hebreus 6:4-6

Ora, para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo, experimentaram a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que há de vir, e caíram, é impossível que sejam reconduzidos ao arrependimento;[a] pois para si mesmos estão crucificando de novo o Filho de Deus, sujeitando-o à desonra pública.

2 Pedro 2:20 

Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio.

1 Timóteo 4:1 

O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.

1 Timóteo 1:19 

mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé.

_________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário