quarta-feira, 12 de março de 2014

David E. Hämäläinen - "O Sermão da Neve"




Meu sogro, David Elias Hämäläinen, foi um homem de Deus amado e respeitado por muitos brasileiros. Chegou ao nosso país como missionário - acompanhado de sua esposa e de três filhos - em 1953 e trabalhou incansavelmente tanto na obra social quanto na obra evangelística (Corpos=Igrejas) do ES, mais tarde ocupando diversos cargos de chefia. Aposentou-se como Secretário-em-Chefe, a segunda posição de liderança na obra do Brasil. Foi "promovido à glória" em 20.05.1995.
Uma das características marcantes de meu saudoso sogro foi a de amar, de forma bem equilibrada, sua terra, a Finlândia, e o Brasil, onde serviu a Deus a maior parte de sua vida. Gostava de contar episódios de sua infância na Carélia, região finlandesa que desde a Segunda Guerra passou às mãos dos russos.  Chegou a voltar àquela região com um grupo de parentes, nos anos 80, e no ano de 1991 visitou pela última vez sua terra natal.
Felizmente, minha esposa possui uma pasta com suas preciosas mensagens, algumas das quais que serão publicadas neste blog. 

Aproveitando a linda foto de sua amada Carélia, abaixo, iniciaremos com sua mensagem que leva o título de 

 "O SERMÃO DA NEVE"


Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados são como a escarlate, eles se tornarão brancos como a neve... (Isaías 1:18)

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça. (1 João 1:9)

O cântico "Alvo mais que a neve", de Samuel Horatio Hodges, tem sido traduzido para centenas de idiomas. Posso julgar duas traduções, a finlandesa e a brasileira, e minha preferência vai para a última. Uma das estrofes do cântico diz:

Se nós a Ti confessarmos e seguirmos Tua luz,
Tu não somente perdoas, purificas, ó Jesus!
Lavas de todo o pecado, que maravilha de amor!
A nós mais alvos que a neve o Teu sangue faz, Senhor!

O "se", que aparece tanto no versículo quanto nesta estrofe, indiretamente revela uma grande verdade bíblica.

Sim ou não... O homem possui livre-arbítrio... Sem usar de violência, Deus permite que o homem escolha ou não ser purificado seguindo Sua luz, o que é bíblico, nesta ordem:
Perdão - Salvação - Purificação - Santificação.

Diz o refrão:

Alvo mais que a neve (2x), 
Sim, nesse sangue lavado mais alvo que a neve serei.

Quem viu campos e florestas cobertos de neve concordam que cousa alguma vence a neve em sua brancura...

Pensemos por alguns instantes na origem da neve e como se tornou branca...

Oceanos cristalinos, cascatas, rios, lagos... processo natural, pelo aquecimento do  sol, invisível mas constante.

São essas águas límpidas que causam a brancura inigualável?

Não e não! 
A neve provém de igual forma das águas poluídas dos pântanos, das valetas, dos  buracos na rua, das sarjetas e até de águas venenosas que se evaporam.

Porém, nas alturas são purificadas, se pensarmos que a neve é, nada mais nada menos, a água da chuva que baixas temperaturas congelam ou "gelificam" e caem  como belos flocos de neve.
(No finlandês pode-se dizer "chove neve")

Apliquemos este fenômeno da natureza, por assim dizer, de uma forma espiritual.

Vivemos entre a poluição espiritual neste mundo... o pecado em todas as suas manifestações polui o ambiente, levando alguns à sarjeta, comparáveis às águas lamacentas e tornando-os verdadeiros trapos humanos.

Porém o Sol da Justiça e Amor aquece essas almas e elas elevam-se da miséria em que se encontram à presença dAquele que perdoa e salva... 

Nossa missão é exatamente a de ajudá-las a elevarem-se até a presença de Deus.

Portanto, como a água mais suja torna-se branca como a neve, assim o pior e mais perdido ser humano pode ser recuperado.

E aqueles que já provaram esta bendida experiência em suas vidas, mas que vivem neste mundo poluído pelo pecado, podem novamente se sujar se não elevarem constantemente suas almas para serem purificadas.

(A neve que cai branquíssima e pura pode sujar-se ao cair nas grandes cidades, por exemplo, onde a poluição é tão presente)

Alvo mais que a neve (2x), 
Sim, nesse sangue lavado mais alvo que a neve serei.

É uma beleza vermos campos de neve em dias de sol da primavera... as partículas de neve brilham deixando-nos extasiados.

No campo do coração aberto, todo o íntimo iluminado pela Luz Divina faz a vida brilhar. Sim, as virtudes cristãs da vida santificada resplandecem e conduzem os pecadores à presença de Jesus Cristo, que não somente perdoa, mas salva e santifica o ser humano.
Amém.


Por ocasião da visita do General finlandês, Jarl Wahlström - com sua esposa Maire -  para liderar o congresso brasileiro, os oficiais finlandeses trabalhando no Brasil foram fotografados com os líderes internacionais da obra salvacionista.
Quando Anneli e eu viemos trabalhar na Finlândia, em 1999, nomeados como oficiais dirigentes do Templet sueco em Helsinki, tivemos como "soldados" o casal Wahlström, ele, no entanto, já enfermo e internado em uma clínica, ela firme e assídua nas nossas reuniões de domingo pela manhã, brilhasse o sol ou caísse a branca neve.

____________________

L i n k

"Minha avó finlandesa"

(Anneli escreve sobre sua avó, mãe de David)

http://paulofranke.blogspot.fi/2007/06/ritva-anneli-hmlinen-franke.html

____________________

Aguarde...

mensagens de Páscoa dos ex-chefes territoriais 

Gilbert Abadie e Bruno Behrendt.

_____________________

3 comentários:

  1. "Vendo sua foto deu-me muita saudade do 'major' David Hämäläinen, com quem tive a satisfacão de trabalhar, como estagiária, em Porto Alegre, onde era chefe divisional do RS, juntamente com sua esposa, Martta. Ambos eram pessoas finas, educadas, verdadeiros cristãos, incapazes de ofender ou menosprezar alguém.
    A lição objetiva de sua mensagem explicando o pq do versiculo citado não poderia ser melhor, pois mostra a realidade da vida de um incrédulo ao se converter.
    Que Deus abençoe sua esposa que atualmente reside na Finlândia e seus descendentes e que esses possam tomar como modelo a vida de David Hämäläinen, um servo de Deus exemplar!"
    Neiva

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a mensagem! E saudade do Isä!

    ResponderExcluir
  3. O comentário acima é de minha filha Martta. "Isä" é como os netos chamavam o avô finlandês.

    Pf

    ResponderExcluir