Na capa do "Brado de Guerra" finlandês (Sotahuuto), de 1953, o momento em que David e Martta Hämäläinen, meus sogros, juntamente com Lahja Partanen,
recebiam a bênção de despedida para o Brasil na plataforma do Templet
(Corpo sueco do qual, de 1999 a 2005, Anneli e eu fomos oficiais dirigentes e que há quase seis anos a neta deles, Deborah Hämäläinen Franke Miranda, dirige, nos caminhos aos quais
o Senhor nos tem conduzido
na Finlândia).
"Ide por todo o mundo..."
Depois de 5 anos trabalhando no Brasil como missionários, voltaram à Finlândia em 1958, juntamente com Lahja Partanen, em suas primeiras férias missionárias. A foto foi tirada novamente na plataforma do grande Templo, na capital Helsinki, dessa vez no congresso durante a "reunião de missionários". David segura a bandeira enquanto o C.T. da época ora pelas quatro novas oficiais, despedindo-as para o campo missionário. Na plataforma, atrás, oficiais missionários finlandeses dão o seu "Amém", como que afirmando: "Vão em paz que, assim como o Senhor proveu para nós, proverá para vocês também!" (o território da Finlândia proveu a Indonésia de muitos missionários no passado).
O sermão de David, cuja data desconheço, hoje publicado, na sua bela caligrafia felizmente legível.
___________________________
SOLIDÃO
Passando quatro meses na Finlândia, nossa terra natal, ouvimos muito a respeito do problema da solidão, principalmente com relação aos anciãos. Mas tomei conhecimento também de alguns casos de adolescentes que se suicidaram devido a esse sentimento de solidão.
Solidão, no entanto, não é problema dos tempos modernos, como muitos pensam e afirmam com motivos e razões bem fundamentadas.
Olha à minha direita e vê, pois não há quem me reconheça, nenhum lugar de refúgio, ninguém que por mim se interesse (Salmo 142:4).
Como é possível que o homem que escreveu as palavras seguintes - Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome... e não te esqueças de nem um só de seus benefícios... O Senhor é meu pastor: nada me faltará - pôde chegar à conclusão de que não tinha nenhum lugar de refúgio e ninguém que se interessasse por ele?
Simplesmente por causa da instabilidade do homem, cujos sentimentos variam...
... um dia estamos nas alturas e no outro no abismo.
... um dia no "monte da transfiguração" e no outro no "vale dos demônios".
Vejamos, por exemplo, o que aconteceu com o profeta Elias:
No monte Carmelo enfrentou sozinho 450 sacerdotes de Baal na presença do povo e do rei Acabe e, em seguida, temendo a ameaça da rainha Jezabel, foge para o deserto.
... Ninguém que por mim se interesse... Que triste sentimento, esmagador!
Em nossa grande metrópole de São Paulo há muitas pessoas com este sentimento.
Elas são o desafio a nós, salvacionistas atuais.
O Exército de Salvação foi fundado por causa do interesse que o Fundador teve para com essas pessoas esquecidas.
Disse ele "A minha paixão são as almas!"
Será que estamos da mesma forma interessados pelas almas?
Ou estamos interessados por melhorar o nosso canto, a nossa música, a nossa pregação, as nossas finanças, os nossos prédios? Tudo isso está certo e o interesse por isso é legítimo e até indispensável...
... porém interesse pelas almas abandonadas deve ser o alvo primordial do nosso esforço. Não percamos esta visão!
Talvez neste salão de reuniões tenhamos alguém que abriga este sentimento de que o nosso interesse por você tem sido muito superficial.
Pessoalmente, devo reconhecer que tenho falhado muito neste dever de sentir interesse real pelas pessoas que encontro no meu caminho.
Sou e somos humanos com nossas falhas constantes neste sentido!
Mas estou contente por apontar, com toda a convicção, Alguém que sente o real interesse por você.
É Ele o Herói do Gólgota, o Senhor Jesus Cristo!
O interesse e amor que Ele tem por você fez com que descesse a este mundo, como diz a Bíblia:
... Subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo... reconhecido em figura humana.(Filipenses 2:6-7)
De junto do Pai, Ele veio ao nosso mundo por amor e interesse por você e por mim, conforme disse:
Aquele que vem a mim não lançarei fora.
Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.
Eis o desafio a cada um de nós que somos participantes desta vida em abundância: levar a mensagem a todos, sejam ricos ou pobres, letrados ou iletrados, animados ou desanimados.
Talvez alguém de nós diga: "Mas quem sou eu para aceitar este desafio?"
Pergunto eu: "Quem era Tito em comparação ao grande apóstolo Paulo?"
Era alguém sem a importância de Paulo, que foi um vulto gigante do cristianismo. Entretanto, o apóstolo em certa ocasião de sua vida disse:
Porque chegando nós à Macedônia, nenhum alívio tivemos; pelo contrário, em tudo fomos atribulados: lutas por fora, temores por dentro. Porém Deus, que conforta os abatidos, nos consolou com a chegada de Tito (2 Coríntios 7:6).
Não faltam abatidos ao nosso redor, mas faltam "Titos" que, por obediência a Deus, irão confortar os que necessitarem.
Sejamos esses "Titos" no meio onde vivemos!
_____________________
Meu sogro, David Hämäläinen, "promovido à glória" em 20 de maio de 1995, era dono de um português fluente e muito bem escrito. Na época em que chegou ao Brasil, em 1953, aprendeu nosso idioma comparando a Bíblia em finlandês com a Bíblia em português, versículo por versículo. Grande força de vontade! Mais tarde, conseguiu um dicionário finlandês-português que um patrício seu que vivia no Brasil pacientemente escreveu, datilografando-o, de uma forma bem caseira, mas admirável (à esquerda). Há um bom tempo existe o dicionário à direita, finlandês-português à venda nas principais livrarias.
_____________
____
Anneli, minha esposa, conta que quando estava no ginásio, no RJaneiro, voltando para casa viu um homem tentando suicidar-se embaixo de um carro. Ela o interpelou e disse: "Não faca isto! Venha que vou levá-lo até o meu pai, que é do ES e ele vai ajudar você!" E caminhou com o homem até sua casa e ele conversou com David bastante tempo.
ResponderExcluirDebora Karpinski
ResponderExcluirA grande bênção de viver seguindo as pegadas de Cristo e que quando a idade avançada chega você pode olhar para traz e constatar que caminhou na trilha certa, viveu uma vida que serve de exemplo para nós que ainda vamos chegar la. O tempo e só um detalhe na dimensão chamada eternidade.