sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Bruno Behrendt - "Corpo de Jonville em 1936"










Em janeiro de 1966 os "Pregoeiros da Fé" recebíamos nossas nomeações das mãos do Coronel Bruno Behrendt, chefe territorial, chamado de "o poeta do ES no Brasil".  Ao seu lado, o secretário geral, Tenente-Coronel Peter Staveland. Recebi como primeira nomeação ser o oficial dirigente exatamente ... do Corpo de Joinville-SC.

____________________

L I N K 

No meu blog2 estou trazendo, em partes, os Corinhos que cantávamos no passado - aqueles publicados no fim do Cancioneiro - muitos deles da autoria ou traduzidos por Bruno Behrendt.
Confira, bastando clicar:

www.paulofranke-historiasdoshinos.blogspot.com


____________________


sábado, 24 de janeiro de 2015

Luiz Corrêa de Mello - "Quase" não leva ninguém à vitória!



A "Galeria de Fotos Atuais de Oficiais Veteranos" encontra-se após esta postagem.

Com 88 anos de idade, dono de um ministério longo e muito frutífero no Exército de Salvação,  é um prazer publicar também neste blog esta mensagem de Luiz Corréa de Mello, na foto com sua esposa Almira.





"QUASE" NÃO LEVA NINGUÉM À VITÓRIA! 

Textos: Atos 26:24-32 e Tito 2:11-15

Introdução:

E vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade. (Efésios 4:24)

Deus não aceita meio-termo, Ele nos quer inteiramente salvos, santificados e também exclusivos.

O qual Se deu a Si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para Si um povo Seu especial, zeloso e de boas obras. (Tito 2:14)


I. Quando Paulo fazia a sua defesa diante do rei Agripa, o rei disse a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão! E Paulo então respondeu:
Prouvera a Deus que não somente o rei, mas todos que estão me ouvindo! 

a) Assim que o rei quase se rendeu a Cristo, mas ficou no "quase". Porém o "quase" não nos leva à vitória!

b) Deus mandou Abraão sacrificar Isaque, seu filho. A fé de Abraão era muito profunda, ele sabia que Deus iria providenciar o cordeiro. O diabo quase teve vitória, mas foi derrotado.

c) Daniel quase foi devorado pelos leões, mas saiu vitorioso e os seus caluniadores foram derrotados.

d) José, filho de Jacó, foi caluniado pela esposa de Potifar. José foi para a prisão e quase morreu, mas foi socorrido por Deus, tornando-se, posteriormente, governador daquele povo.

II. Conhecemos bem a trajetória de vários atletas que quase foram vitoriosos, mas que, no final, acabaram derrotados ou punidos por transgressões às regras.

a) Moisés foi um grande servo de Deus, mas por ter cometido algumas faltas graves não herdou a terra prometida. Quase chegou lá, mas não pode entrar.

b) Fato semelhante aconteceu com a esposa de Ló, o sobrinho de Abraão. A história nos conta que os anjos pediram a Ló e sua família que saíssem da cidade. Quando a referida família já estava praticamente fora da cidade, a esposa de Ló, desobedecendo à orientação recebida, olhou para trás e foi transformada numa estátua de sal... quase foi salva, mas acabou perecendo.

III. Existem os que estavam no caminho da salvação e se perderam. Estavam indo bem, conheciam o caminho, obedeciam às regras, mas... Por alguma razão acabaram desviando-se e perderam seu foco. Quase chegaram!

a) O rei Saul foi ungido pelo Espírito Santo de Deus, no entanto, morreu de maneira desastrosa... perdeu o reino dos céus. Quase chegou...

b) Ananias e Safira perderam a salvação por terem mentido contra o Espírito Santo; eles venderam uma propriedade por um preço e disseram que havia sido por um valor menor, para poderem ficar com parte do dinheiro. Eles também quase conseguiram!

IV. Há casos de pessoas e países que já se encontravam bem perto da vitória e que no final sofreram grande derrota.

a) A Alemanha chegou bem perto da vitória na Segunda Guerra Mundial, porém acabou derrotada em sua ambição e maldade.

b) O próprio Satanás pensou que iria derrubar os planos de Deus, no entanto, tem sido derrotado vez após vez e será finalmente destruído pelo poder de Deus. Quando Abraão recebeu ordem para sacrificar seu filho Isaque, o diabo estava certo da vitória porque Isaque significava a semente do plano de Deus. No entanto, conhecemos bem o final dessa história. Mais uma vez o poder de Deus foi manifestado naquele que perseverou até o final e não ficou apenas no "quase".

c) Quando Jesus morreu na cruz do Calvário o diabo pensou ter conquistado com isto a grande e derradeira história. Mas Jesus ressuscitou dentre os mortos (aleluia!) e o tentador foi  totalmente derrotado. Deus teve a vitória e nós temos, por conta disso, a grande salvação através de Jesus Cristo.

d) Apesar disso, muitos cristãos, mesmo dentro das próprias igrejas, estão vivendo na base do "quase", o que é lamentável! Servem a Deus, mas não largam do mundo, não são frios, mas também não são quentes, são apenas mornos. Contentam-se apenas em ser "quase" cristãos, em "quase" pertencer a Jesus, em "quase" trilhar o caminho da retidão. Preferem ficar "em cima do muro", procurando a melhor chance, assim como a igreja de Laodicéia. Nosso exemplo, porém, deve ser a igreja de Filadélfia (Apocalipse 3:7-22).

 Conclusão:

Eis que venho sem demora; guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa. (Apocalipse 3:11). Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardade, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. (II Timóteo 4:7 e 8)

____________________________________


 

Luiz Corrêa de Mello foi o chefe de divisão do Rio de Janeiro, quando trabalhei em Campos e Neves (São Gonçalo), no ano de 1968-69. Éramos muito abençoados com suas visitas mensais quando trazia suas mensagens sempre com bom embasamento bíblico. Mas não somente isso, seu espírito alegre nos fazia rir nos intervalos de reuniões, agora com suas histórias pitorescas. Penso que o mesmo acontecia com os colegas da mesma divisão, na foto no Aeroporto do Galeão recepcionando líderes internacionais.

_____________________________________


A propósito, a Sra. Kaiser, ao lado de Moss e Joseph Dex, chefes nacionais, é mencionada em uma postagem do meu blog1, pois recepcionou algumas vezes - no Corpo americano de New Jersey que dirigia com seu esposo - Mina Edison, esposa do inventor Thomas Alva Edison, história que vale a pena conferir.

http://www.paulofranke.blogspot.fi/2013/05/thomas-edison-eu-cangaceiro-veja.html

____________________________________________________



quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Paulo Franke "Quando o Quartel era na Brigadeiro L.Antonio, 1573."

A "Galeria de Fotos Atuais de Oficiais Veteranos" encontra-se após esta postagem.
 
__________
 
Este não é um sermão, mas bem que poderia ser, com o título "Saudade"...
 

Clique somente:
 

 
___________________________________

sábado, 17 de janeiro de 2015

Luiza F. Lopes - "Retrato de um Lar"

 




Luiza e seu saudoso esposo Alexandre quando nos visitaram em Joinville-SC (1994) e os levamos à Feira das Orquídeas. Pouco tempo depois ele me telefonava comunicando-me minha nova nomeacão, para o segundo termo como redator do "Brado de Guerra".

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Donald Hennessey - "O Santificador - o Espírito Santo"



Outra foto atual de Donald e Lorna, com seus filhos, pode ser vista na "Galeria". Aqui, com sua netinha.
Ao colega, agradeço o envio de tão abençoada mensagem, um oportuno sermão, na verdade também para HOJE.

___________________

O Santificador – O Espírito Santo
Leitura Biblica: 2 Cor 3:17-4:7

Introdução
Adoramos o Deus Santo... incontaminado pelo ruim, pelo mal, pelo pecado.
Adoramos Jesus – Santo (Atos 4:27) ‘sem pecado’ ... E desde aquele Dia de Pentecostes, após a ascensão de Jesus Cristo, o Espírito Santo atua entre o povo do Senhor, a efetuar aquilo que Jesus providenciou pela Sua morte e ressurreição. A Bíblia nos ensina também sobre o homem. Foi criado por este Deus santo. ‘E criou Deus o homem à Sua imagem; à imagem de Deus o criou’ (Gen 1:27).
Há muitos que dizem que todo homem foi feito ‘à imagem de Deus.’ É um erro! A verdade é que Adão foi criado à imagem de Deus – mas ele pecou contra Deus, e Adão ‘morreu’ no sentido espiritual... O filho que Adão gerou não foi feito à imagem de Deus, mas na imagem decaída do seu pai!
A Bíblia ensina que apenas aquele que está unido com Cristo ‘se renova...segundo a imagem daquele que o criou‘ (Col 3:10). É quando o crente em Cristo passa ‘da morte para a vida’ – recriado – renovado – que se refaz à imagem de Deus! E aquela imagem to Criador pode transparecer na vida do ser recriado, transformado, renovado, regenerado... Aleluia!
O Santo Deus não fala apenas para nós, ‘Como é santo Aquele que vos chamou, sede vós, também, santo...’ (1 Pedro 1:15), mas Ele também fornece fundamento, vida e glória, para que isto se toma uma realidade.

1. A Advertência

a. Alguma vez viu uma igreja que se tenha tornada num depósito? Um depósito de madeira, de móveis usados, de ferro velho sala de diversões eletrônicas... Vi, uma vez, e um templo que se tinha transformado numa favela! Era um local ainda com a torre em cima, ainda com a cruz acima do telhado, com traços do seu propósito original, mas a dignidade e a glória daquele edifício era muito menor do que possuía no início! Also aconteceu, e chegou o triste dia quando toda oração cessou naquele lugar, quando não houve mais canto alegre, quando o louvor dos pequenos e humildes ficou perdido no barulho, e coberto pela sujidade...

b. Há muitas pessoas neste mesmo estado hoje em dia. Algo aconteceu e a glória original se foi!
Ilustração: Ouvi um oficial salvacionista (Comissário Elliot) contar obre o seu regresso para o lugar onde ele entregou a sua vida a Jesus Cristo quando era menino. Foi o antigo Corpo do Exército de Salvação, que tinha sido vendido a uma firma que trabalhave com madeira. Ele passou pela serragem e pó até o lugar onde antigamente havia o banco de penitentes. No meio do barulho ao redor, ele se ajoelhou e ofereceu a sua vida outra vez a Deus, e, para ele, pareceu que a glória do Senhor encheu aquele lugar como antigamente!

c. O indivíduo é chamado para ser santo, formado pelas mãos divinas para ser o santuário do Espírito Santo, e iluminado para ser refletor da glória do Senhor! Santo! ‘Chamados para serdes de Jesus Cristo... Chamado par serdes santos.’ Santuário! ‘Não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo.’ Refletor da glória! ‘Deus resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo.’ Rom 1: 6-7; 1 Cor 6:19; 2 Cor 4:6

d. Quanta tristeza há no coração do Senhor quando o SANTO é profanado; quando o SANTUÁRIO se torna impuro; quando a GLÓRIA do Senhor se afasta.

e. Os judeus chamavam esta situação ‘Icabode’, que significa ‘foi se a glória!’
Ilustração: Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli, perderam a benção do Deus sobre as suas vidas devido a sua desobediência a Deus. Foram sacerdotes que perderam toda noção da sua vocação santa, e do seu afastamento do pecado que contamina o próprio servo de Deus. Numa peleja com os filiteus, estes dois morreram, e a Arca do Senhor foi capturada pelo inimigo. Quando Eli, o Sumo Sacerdote, recebeu as notícias da sua morte, ele caiu da cadeira pra trás, e também morreu. Quando a notícia foi comunicada à esposa de Finéias que estava a espera de um filho, ela deu luz naquela hora, e imediatamente chamou ele de ‘Icabode’... Ela eplicou: ‘Foi-se a glória de Israel. De Israel a glória é levada presa; pois é tomada a arca de Deus...’ (1 Sam 4:21-22)
Foi se a glória quando a presença de Deus se afastou do Seu povo.

2. A Exigência

a. O Senhor quer reproduzir a Sua semelhança dentro da sua alma, - para que algo do Seu Ser seja comunicado para o seu ser... Que haja uma reprodução da glória divina transmitida por canais humanos! A Bíblia confirma em 2 Cor 3:17-18... ‘Ora o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. Mas, todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.’
Ilustração:  Quando Jesus foi transfigurado, Sua divindade foi vista, apesar da cobertura da Sua humanidade. Sua glória divina rompeu a barreira da Sua carne, e se transpareceu exteriormente.
A vida santa que Deus deseja de você é assim... é expressão da vida de Jesus, daquela glória divina que você contêm no seu interior... As qualidades do caráter de Jesus aparecem no seu ser...

Conclusão:

A Bíblia esclarece o querer de Deus quanto aos Seus servos. O Espírito de Deus efetua esta obra nas vidas daqueles que O amam. É a Sua vontade que a glória – a luz – da Sua presença transpareça na sua vida pra que Ele seja honrado em tudo...
‘O deus deste século (Satanás) cegou os entedimentos dos que não crêem, para que lhes não resplandeçaa luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor, e nós mesmos somos vossos servos, por amor de Jesus. Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.’ (2 Cor. 4:7)




Donald Hennessey em visita a um Dia Espiritual no Colégio de Cadetes, 1970.




O casal Hennessey, embora eu não consiga precisar quando, foi chefe do Comando de Portugal. Na foto, com o casal Eliasen, chefe do Comando da Espanha, em um Instituto Brengle em Lisboa.

Nos comentários, após esta postagem, tenho pedido ao seu fiho, Peter Hennessey, que nos informe quando seus pais foram ao Brasil e quando voltaram à Nova Zelândia, incluindo as nomeacões que tiveram no nosso país. Grato, amigo do Facebook, Peter Hennessey!

- - - - - - - - - - - - -

_______________________________

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

A.Ford - Z.Oliver - "Como não crer na direção do Espírito Santo?"

O título desta postagem é meu, diante do que aconteceu nesta semana, prova de que muitas vezes o Espírito Santo nos direciona ao escolher também temas em blogs, por que não?
 Para a primeira postagem do ano de 2015 deste meu blog4, decidi publicar uma homenagem do filho, Pastor Stanley John Oliver, à sua mãe, Brigadeiro Zetta Leach Oliver, publicada em um BRADO de 1985, quando por ocasião do meu primeiro termo como Redator.
Tão logo o colega Alfred Ford, ex-missionário australiano no Brasil, leu a postagem, apressou-se a enviar-me um e-mail que me deixou maravilhado, razão por que lhe pedi permissão para publicá-lo aqui, dai o título "Como não crer na direção do Espírito Santo?".


Na foto, de um BRADO de 1961, exatamente o exemplar que o Cap. John Fisk me ofereceu em um bar - um dos passos para meu ingresso no ES - o casal Ford dirigia o Corpo do Bosque. 
Procure o artigo que ele escreveu neste blog localizando o Índice dos "pregadores!. 

Foto do casal Ford na "Galeria de Fotos Atuais de Oficiais Veteranos", após a postagem seguinte, sobre Zetta Leach Oliver.

___________________

7 de janeiro de 2015

Paulo Franke,

Não foi por acidente que chegou nesta manhã no meu e-mail um artigo que você publicou no seu blog sobre a Brigadeiro Zetta Leach Oliver. É o aniversário de nosso filho Lester (62) e provavelmente ele não estaria aqui hoje se não fosse pela Sra. Oliver.

Em 1958 fui nomeado no Quartel Territorial, no Rio de Janeiro, depois de termos vivido nossos primeiros três meses no "Rancho do Senhor", em São Paulo. 

Depois de poucas semanas, foi necessário que Lester tivesse suas amigdalas removidas e o oficial de finanças recomendou-nos um certo cirurgião americano em um hospital. 

A operação foi feita e depois que Lester voltou para casa percebemos durante a noite um fio de sangue que saia de seu nariz. Peguei-o, acomodando-o na minha bicicleta de alguma forma, e orei para que pudesse entrar no edifício onde morava a Sra. Oliver. Felizmente o portão não estava fechado e foi possível subir até o seu apartamento com meu filho enfermo.

Ela examinou Lester e ligou para um médico que havia sido recentemente formado e ele chegou por volta da meia-noite. Examinando meu filho, o médico confessou-me que a situação apresentava perigo e que ele poderia morrer antes do amanhecer. Deu-lhe uma injeção e disse-me que, sob nenhuma circustância, Lester poderia mover sua cabeça. Pelo resto da noite segurei meu filho até a volta do médico, prometida para a manhã seguinte, o que aconteceu.

Então, o médico chamou um taxi e levou-nos a quatro hospitais que nos negaram atendimento, e a razão disseram-nos era que não queriam aceitar uma criança à morte. Felizmente, no quinto hospital aceitaram-no e quando tentaram conseguir uma mostra do sangue de Lester perguntaram que tipo de sangue era o de seus pais. Graças a Deus, tínhamos o mesmo tipo e com isso foi possível fazer uma transfusão, na condição de que se falhasse eu aceitaria a responsabilidade.

A Sra. Oliver - que foi nossa grande ajudadora naquela situação familiar de emergência  - sempre trabalhou lado a lado com Deus!

Quando o Brigadeiro Palmiro Oliver foi "promovido à glória", eu fui um dos oficiais escolhidos para levar seu caixão, o que para mim foi um privilégio!

Em 1988 meu filho Lester voltou ao Brasil para uma visita e ligou para a Sra. Oliver para expressar sua gratidão pelo que havia acontecido com ele quando era criança.

Graças pelas boas momórias!

PS - Lester hoje tem mestrado em administração de educação, é bacharel em educação e artes, com diploma universitário em lecionar Francês avançado.  

Tem dois empregos na sua área. É um bom salvacionista, o que nos faz muito gratos a Deus. É casado e tem um filho de 21 anos, além de dois enteados que são agora adultos e casados, cada um com um filho.  

Alf Ford


Lester, ao lado esquerdo do bumbo, empunha orgulhoso o seu piston na foto do LP gravado da Banda Unida, em 1966, tendo por mestre o australiano Capitão Frederick Shaw. Muitos salvacionistas do grupo hoje estão "na glória", porém muitos ainda vivem e hão de lembrar-se de Lester e de seu pai, na última fila, entre Albert Heinzle e Paulo Wakai.

******

O comentário do Pastor Daniel Tavares Bastos Gama, meu concunhado, também na foto, é digno de menção aqui:


Interessante a resposta do Ford! Eu não sabia deste episódio do Lester. Tivemos um bom relacionamento no início da banda do Bosque e devo ao Ford minha iniciação no Euphonium. Para mim, o Ford foi o melhor professor de música/instrumento de banda que já conheci. Ele tinha uma metodologia super prática e pragmática. Em um ano ele formou a banda do Bosque com uns 10 a 12 músicos e 90% abaixo dos 16 anos! Muita fé e coragem!
Abraço
Daniel
____________________


Na foto, provavelmente do fim dos anos 20 ou início dos anos 30, o casal Zetta e Palmiro Oliver pode ser visto ao lado de Sarah e Charles - Daddy - Cooper, diante de um dos dormitórios do Lar das Flores, em Suzano-SP. 

______________________

Próxima postagem:

Um sermão do missionário neozelandês entre nós,

de quem muitos têm saudade:

 DONALD HENNESSEY.

______________________

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

"À nossa mãe Zetta Leach Oliver" - Pr. Stanley John Oliver





Transcrito do BRADO DE GUERRA- 1985 a homenagem bíblica de um filho à sua mãe quando completou 90 anos.

Zetta Leach Oliver, inglesa, e seu marido Palmiro Oliver, espanhol, foram oficiais pioneiros que implantaram a obra salvacionista no Brasil, a partir de 1922.


Quando chefes divisionais do Rio Grande do Sul, o casal na foto está entre o então chefe nacional, William Effer.



O casal Oliver ajudando em uma catástrofe em Santos. Ao lado de Zetta, Hjalmar Eliasen, pai de Carl S. Eliasen (foto de "A Imagem do Cruzeiro Resplandece").


A Sra. Oliver, já aposentada, ativa na Liga de Misericórdia do Corpo de Niterói, na foto do início dos anos 60.

domingo, 4 de janeiro de 2015

David H. Gruer - "Contra a Crise de Identidade"

Uma mensagem de David H. Gruer, publicada no BRADO DE GUERRA-Natal 1997, mas oportuna para qualquer época do ano. David e sua esposa Barbara lideraram de forma dinâmica o Brasil 
de 08 de março de 1991 a 31 de maio de 1999.


Na foto, Gruer apresenta a General Eva Burrows quando da visita ao Brasil. Alexandre Lopes foi seu Secretário-em-Chefe por um longo período.






Por iniciativa de David H. Gruer, foi iniciado o programa "O Louvor da Salvação", que, transmitido pela RTM, alcançou regiões distantes do Brasil. Foi apresentado em São Paulo da mesma forma através de diversas emissoras. Um estúdio foi instalado no Quartel Nacional para fazer as gravações do programa semanal que considero pessoalmente um privilégio ter tido de preparar e, com minha esposa, apresentar. O talentoso Adonias Souza Júnior, responsável pelo estúdio, deu o toque profissional ao programa. Cartas de ouvintes em pontos isolados do Brasil nos chegavam  e eram publicadas, resumidas, no BRADO. Um concurso bíblico foi levado ao ar e Bíblias enviadas aos participantes, onde quer que se encontrassem, até em tribos indígenas. Tudo isto pela iniciativa e apoio contínuo de David H. Gruer.



Quando da visita ao Brasil da Princesa Diana, os Gruers foram convidados à recepção e ouviram da surpresa da Lady Di em saber que o ES trabalhava no Brasil.